Tudo o que você precisa saber sobre segurança digital

15 | 03 | 2022

1251 visualizações

Postado em Blog

Quando se fala em segurança digital, a primeira coisa a vir à mente é: hackers. Com as empresas todas envolvidas em um ambiente tecnológico, a operação virtual abre caminhos para ataques cibernéticos.

Antigamente, a internet era um ambiente apenas para pesquisas escolares, compras e comunicação. Hoje, se transformou em uma necessidade para qualquer tipo de pessoa, seja para trabalho ou para lazer.

De acordo com uma pesquisa da Check Point Software, o número médio de ataques semanais no Brasil foi de 967 ataques e crescimento de 62%. Para que o seu negócio não sofra com esse tipo de prejuízo, como vazamento de dados, acompanhe o nosso blog e entenda tudo sobre segurança digital!

Saiba mais: Senha segura: o que é e por que contar com essa solução para a sua empresa?

O que é segurança digital?

A segurança digital faz parte da gestão de riscos. O seu objetivo é evitar ameaças virtuais e proporcionar proteção para que os processos de uma empresa aconteçam sem esse perigo iminente.

Para que essa proteção aconteça, ferramentas e softwares são disponibilizados para manter a segurança dos dados empresariais. Porém, as boas práticas também devem ser estimuladas.

Leia também: Passo a passo para implementar a gestão de riscos de TI

Segurança digital x Segurança da informação

Qual a diferença entre segurança digital e segurança da informação? Eles possuem uma relação próxima, mas designam trabalhos diferentes. Enquanto a segurança digital lida com parâmetros para proteger o ambiente virtual, como logins em sites, transferências, plataformas on-line, a segurança da informação cuida dos dados que são armazenados nesses tipos de ações acima.

Criptografia e outros modos de proteção surgiram para que a segurança da informação pudesse atuar em dados da empresa e clientes.

Você pode se interessar: Como evitar ataques DDoS na sua empresa?

Do que se trata a segurança digital?

Em diferentes âmbitos, a segurança digital se encaixa com um objetivo. Confira:

Pessoas

Em relação às pessoas, a segurança digital cuida dos princípios básicos para manter-se protegido na internet, como a criação de senha fortes e cautela com anexos e links de e-mail.

Processos

Nos processos empresariais, a segurança digital entra como uma proteção para as vulnerabilidades, evitando, assim, ataques cibernéticos. Com uma estrutura pensada para a segurança da informação, uma instituição pode detectar ameaças e orientar colaboradores.

Tecnologia

Os dispositivos endpoints, as redes e a nuvem são alvos de invasões. Portanto, a segurança digital vem como uma tecnologia que agrega na escolta dos dados empresariais, podendo ter como solução: firewalls de última geração, filtragem DNS, proteção contra malware, software antivírus e soluções de segurança de e-mail.

Descubra mais sobre o assunto: Gestão de identidade e acesso: o que é e quais os benefícios?

Tipos de ameaças à segurança digital

Em um mundo lotado de tecnologia, as ameaças cibernéticas continuam, desde as mais simples, até as mais complexas. Conheça algumas:

Phishing

São e-mails falsos enviados para roubo de dados confidenciais. É o ataque virtual mais comum.

Malware

É um software que causa danos no computador se infiltrando por meios indevidos.

Ransomware

É um software malicioso que bloqueia acessos do sistema com o objetivo de extorquir dinheiro para liberar o fluxo novamente.

Engenharia social

É uma tática usada por criminosos virtuais para obter dados confidenciais por meio de ações de manipulação psicológica. Ela pode ser combinada com qualquer um dos outros tipos de ataques acima.

Veja mais: Saiba como implementar a análise preditiva de dados em 4 passos

Por que investir em segurança digital?

O risco à integridade de dados é o principal motivo para investir em segurança digital. A seguir, mostraremos mais razões para que você implemente a segurança cibernética em sua empresa:

1- Proteger dados estratégicos

Uma empresa possui diversos dados estratégicos, como informações de vendas, marketing, mercado, entre outros. Essas informações não podem vazar de forma alguma, pois pode colocar em risco o planejamento do seu negócio.

2- Controlar operações digitais

Os acessos a programas e softwares precisam ser protegidos e é necessário que cada colaborador tenha acesso somente à área em que opera.

3- Evitar fraudes financeiras

Ao realizar transações pela internet, há o grande risco de prejuízos financeiros. Informações como CPF, dados bancários e cartões de créditos causam fraudes financeiras que nem sempre são descobertas com facilidade.

Salve para ler depois: Ransomware agora é um alerta constante: o que esperar de 2022?

Boas práticas da segurança digital

  • Construir um fluxo de trabalho regrado, com controle de permissão de informações e gerenciamento de acessos individuais para cada colaborador.
  • Integrar todos os sistemas, facilitando o compartilhamento de dados e a segurança do ambiente.
  • Separar dados por categorias, contribuindo para o uso estratégico das informações e facilitando a busca.
  • Usar ferramentas de segurança como as da Afrika para manter os dados disponíveis e protegidos contra crimes cibernéticos.

Conheça a Varonis

Como garantir a segurança digital da sua empresa? Por meio da solução Varonis. Através da identificação, classificação e delegação inteligente das permissões de acesso a dados não estruturados e estruturados, sua organização estará protegida contra acessos indevidos e em

conformidade com as principais regulamentações, inclusive LGPD.

Descubra o que a Varonis pode fazer pelo seu negócio abaixo:

  • Visualize estruturas de dados e permissões
  • Audite e analise toda atividade de e-mail
  • Identifique os donos dos dados;
  • Simule alterações e reduza o acesso desnecessário
  • Arquive e migre dados de maneira inteligente
  • Identifique e corrija dados expostos, sensíveis ou regulamentados
  • Padronize atividades normais, alerte atividades anormais
  • Identifique alterações indesejadas de privilégio
  • Conceder e negar acesso aos seus dados sem a ajuda de departamento de TI
  • Revisões programadas deixam a administração de permissões mais fácil
  • Reduza custos.

Leia também: 4 fatos sobre a segurança em cloud computing

Conte com a expertise da Afrika!

A Afrika é uma empresa evolutiva, ousada e humanizada. Na Afrika prezamos pela qualidade e excelência em toda jornada do cliente, visando superar suas expectativas, sempre. Acreditamos que só assim o sucesso é garantido.

Protegemos informações e os negócios de grandes, médias e pequenas empresas. A partir da definição do Código de Cultura, temos parâmetros para trabalhar o perfil mais adequado de profissionais que a empresa objetiva para trazer novos colaboradores. 

Saiba mais sobre a empresa de segurança que ajuda a sua empresa a proteger seus negócios. Entre em contato com a gente ainda hoje e conheça sobre nossas soluções!