4 dicas para fazer gestão de riscos de TI

03 | 05 | 2022

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Afrika Tec

Escrito por Afrika Tec

Postado em Blog

Colaboradores e gestores tiveram de se adaptar às mudanças na rotina da empresa com a vinda do home-office. Para que a empresa não sofra nenhum tipo de ataque, a gestão de riscos de TI se faz presente como a solução mais procurada.

A gestão de riscos de TI são estratégias que mapeiam e identificam vulnerabilidades na estrutura da empresa. Como os processos estão cada vez mais dependentes de ferramentas, eles precisam também de maior cuidado contra perigos iminentes. 

É importante destacar que a segurança digital com soluções tecnológicas deve ser tratada como foco de qualquer organização que deseja crescimento. O impacto da prevenção de falhas aparece em todas as áreas, mas, principalmente, na financeira.

No blog de hoje, aprenda 4 dicas para fazer uma boa gestão de riscos de TI na sua empresa. Confira!

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Quais as vantagens de fazer gestão de riscos de TI?

O investimento em gestão de riscos de TI aumenta a competitividade da empresa, que se mostra mais confiável frente ao mercado, por se preocupar com a segurança da informação.

Abaixo, confira alguns benefícios de implementar essa prática:

  • Menos interrupções causadas por panes, perdas, furtos de dados ou instabilidades devido a ataques cibernéticos
  • Proteção contra vazamento de dados sigilosos e de informações sobre clientes e colaboradores
  • Garantia de acesso privilegiado a determinadas informações
  • Prevenção de prejuízos financeiros
  • Evolução da empresa

No tópico a seguir, mostraremos 4 dicas para fazer uma gestão de riscos de TI.

4 dicas para fazer gestão de riscos de TI

1- Analise as vulnerabilidades

É por meio de mapeamento de riscos que se encontram brechas que reduzem a segurança dos sistemas da empresa. Esse tipo de análise possibilita a elaboração de um planejamento adequado.

2- Faça um plano de contingência

Essa etapa determina quais ações serão feitas e quais decisões serão tomadas caso ocorra os riscos de TI.

3- Treine os colaboradores

Após um minucioso planejamento, é hora de ensinar aos colaboradores as ações previstas e quais ferramentas usar em caso de riscos.

4- Atualize a estrutura física

Atualizar a estrutura de TI não quer dizer, necessariamente, ter os equipamentos mais caros. Mas, sim, realizar atualizações, backups, e tudo que puder auxiliar na redução dos impactos de riscos.

Se você deseja ter a melhor gestão de riscos de TI, oferecemos toda a proteção contra vazamento de dados e adaptamos nossas soluções para as suas necessidades.

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A Afrika é uma empresa evolutiva, ousada e humanizada. Na Afrika prezamos pela qualidade e excelência em toda jornada do cliente, visando superar suas expectativas, sempre. Acreditamos que só assim o sucesso é garantido.

Protegemos informações e os negócios de grandes, médias e pequenas empresas. A partir da definição do Código de Cultura, temos parâmetros para trabalhar o perfil mais adequado de profissionais que a empresa objetiva para trazer novos colaboradores. 

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