Gestão de usuários: por que é importante permitir acessos?

25 | 04 | 2022

79 visualizações

Postado em Eventos

Como o trabalho remoto veio para ficar, a gestão de usuários se tornou extremamente necessária para qualquer empresa que preze pela segurança digital pois, com o aumento do home office, houve, também, o aumento de crimes cibernéticos.

Segundo dados da CEACrim (Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal), no estado de São Paulo, durante a pandemia, constatou-se um aumento de 265% de crimes virtuais em relação ao ano anterior.  Foram 1.492 crimes praticados virtualmente em 2019, contra 5.441 casos em 2020.

Para combater esse tipo de cibercrime, a gestão de usuários permite que se crie logins de acesso em camadas de acordo com as informações que o usuário pode acessar. No blog de hoje, entenda por que é tão importante criar essa cultura de permissão de acessos. Confira!

Saiba mais: Gestão de identidade e acesso: o que é e quais os benefícios?

O que é gestão de usuários?

Na prática, a gestão de usuários é uma ação que tem como objetivo garantir administrar o acesso à informações durante a navegação dos usuários nas aplicações da empresa. Essa iniciativa evita o vazamento de dados e assegura que cada perfil só acessa as informações necessárias para realizar o seu trabalho, garantindo, assim, a segurança da informação.

Um software de gestão de acesso permite que os proprietários dos dados visualizem e gerenciem permissões de arquivos, pastas, sites do SharePoint e grupos de segurança, tudo com uma interface de usuário intuitiva na web. Não exige direitos de administrador, lidando tranquilamente com todas as alterações nos bastidores após a obtenção de todas as aprovações.

Leia também: 4 fatos sobre a segurança em cloud computing

Gestão de usuários: por que é importante permitir acessos?

O ponto principal da permissão de acessos na gestão de usuários é monitorar as operações empresariais para proteger dados sensíveis, evitando vazamentos por erro humano ou ataques cibernéticos. Essa gestão garante mais eficiência e agilidade nas operações, pois automatiza processo de atualização, exclusão ou adição de perfis.

O nível de acesso acontece ao cadastrar cada usuário e suas restrições. Com isso, é possível saber quais foram as últimas pessoas a realizar algum tipo de alteração em determinado documento no sistema. As atividades de cada funcionário ficam armazenadas e podem ser acessadas facilmente.

A ausência de uma política de gestão de usuários traz riscos para a empresa, que vão desde confiabilidade até prejuízos financeiros. Ao dar margem para ameaças externas e internas, o negócio perde credibilidade frente ao mercado, aos clientes, colaboradores e até fornecedores, que poderão ter seus dados expostos. Um bom controle de acessos ajuda os processos a serem transparentes e minimiza os riscos de invasões.

Você pode se interessar: Como garantir a segurança digital da sua empresa? Conheça a Varonis

Conte com a expertise da Afrika!

A Afrika é uma empresa evolutiva, ousada e humanizada. Na Afrika prezamos pela qualidade e excelência em toda jornada do cliente, visando superar suas expectativas, sempre. Acreditamos que só assim o sucesso é garantido.

Protegemos informações e os negócios de grandes, médias e pequenas empresas. A partir da definição do Código de Cultura, temos parâmetros para trabalhar o perfil mais adequado de profissionais que a empresa objetiva para trazer novos colaboradores. 

Saiba mais sobre a empresa de segurança que ajuda a sua empresa a proteger seus negócios. Entre em contato com a gente ainda hoje e conheça sobre nossas soluções!