A importância da LGPD contra os cibercrimes

15 | 09 | 2022

482 visualizações

Postado em Eventos

Vazamento de dados pessoais e roubo de identidades são alguns dos cibercrimes mais comuns da atualidade. A Lei Geral de Proteção de Dados é uma prática que trata sobre a segurança da informação e proíbe as empresas de manterem, sem consentimento, dados de terceiros em suas bases.

Essa legislação entrou em vigor em setembro de 2020 para reduzir a chance de invasões cibernéticas e tem como objetivo proteger a privacidade dos indivíduos. Porém, apesar da importância, um levantamento feito pela BluePex Cybersecurity indicou que somente 15% das pequenas e médias empresas se sentem aptas às exigências da LGPD, número extremamente baixo

Saiba da importância dessa lei para restringir os ataques cibernéticos na sua instituição e evitar cibercrimes.

Leia mais: Práticas de classificação de dados pós-pandemia

A importância da LGPD contra os cibercrimes

Engana-se quem acha que manter a empresa em conformidade com a LGPD envolve unicamente o departamento de TI. No ambiente corporativo, todos os setores precisam estar atentos a cibercrimes para que a segurança empresarial não seja afetada. 

A mesma pesquisa da BluePex Cybersecurity apontou que 80% das organizações possuem antivírus em sua infraestrutura, entretanto, 23% adotam as versões gratuitas, o que reduz a proteção contra cibercrimes. A conclusão é de que é extremamente necessário obter um software de segurança nos sistemas da empresa.

Enquanto as instituições olham a LGPD como uma forma de se sentirem seguras, os criminosos cibernéticos entendem como uma brecha para realizarem resgate de dados. Uma pesquisa realizada pela Tenable, intitulada “The Ransonware Ecosystem”, revelou que criminosos cibernéticos que executam invasões hackers ganharam 692 milhões de dólares em ataques. Enquanto os cibercrimes evoluem, o seu negócio continua vulnerável se não estiver adequado à LGPD.

Saiba mais: 5 problemas causados pelas invasão cibernética

Conheça a solução Varonis

Na Afrika, a solução Varonis identifica, classifica e delega permissões de acessos a dados não estruturados e estruturados para proteger a sua organização.

Descubra o que a Varonis pode fazer para reduzir os cibercrimes:

  • Visualize estruturas de dados e permissões
  • Audite e analise toda atividade de e-mail
  • Identifique os donos dos dados;
  • Simule alterações e reduza o acesso desnecessário
  • Arquive e migre dados de maneira inteligente
  • Identifique e corrija dados expostos, sensíveis ou regulamentados
  • Padronize atividades normais, alerte atividades anormais
  • Identifique alterações indesejadas de privilégio
  • Conceder e negar acesso aos seus dados sem a ajuda de departamento de TI
  • Revisões programadas deixam a administração de permissões mais fácil
  • Reduza custos.

Saiba mais: Quais são os golpes na internet mais comuns?

Conte com a expertise da Afrika!

A Afrika é uma empresa evolutiva, ousada e humanizada. Na Afrika prezamos pela qualidade e excelência em toda jornada do cliente, visando superar suas expectativas, sempre. Acreditamos que só assim o sucesso é garantido.

Protegemos informações e os negócios de grandes, médias e pequenas empresas. A partir da definição do Código de Cultura, temos parâmetros para trabalhar o perfil mais adequado de profissionais que a empresa objetiva para trazer novos colaboradores. 

Saiba mais sobre a empresa de segurança que ajuda a sua empresa a proteger seus negócios. Entre em contato com a gente ainda hoje e conheça sobre nossas soluções!