Os 5 tipos de ataques cibernéticos mais comuns

24 | 03 | 2022

845 visualizações

Postado em Blog

Os ataques cibernéticos são tentativas de cibercrimes para obter informações privilegiadas e causar danos. De acordo com a Fortinet, só no primeiro semestre de 2021, o Brasil sofreu 16,2 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos.

Os hackers procuram vulnerabilidades no sistema para excluir, alterar, bloquear e roubar informações. No blog de hoje, mostraremos os 5 tipos de ataques cibernéticos mais comuns para que a sua empresa possa se proteger contra eles.

Leia também: O que é segurança cibernética e qual é a importância para a sua empresa?

O que são ataques cibernéticos?

Mais profundamente, ataques cibernéticos são violações de computadores com o objetivo de roubar dados. A partir dessa manipulação de dados, os criminosos podem destruir arquivos, bloquear acessos, entre ouças ações prejudiciais à empresa.

A segurança da informação entra como solução para proteger as informações da sua instituição, com estratégias de proteção como gestão de acesso, gestão de identidade e backups.

Os tipos de ataques cibernéticos variam e a sua equipe de TI precisa estar atenta contra todos pois, da mesma forma que a tecnologia evolui para a evolução, ela pode ser usada, também, para o roubo de dados.

5 tipos de ataques cibernéticos

Hoje encontramos diversas formas de se cometer um cibercrime. No caso de hackers, eles se utilizam de várias maneiras diferentes para realizar roubo de informação. Apresentamos alguns dos 5 tipos de ataques cibernéticos mais comuns abaixo:

1- DDoS

DDoS, do inglês, Distributed Denial of Service, ataque de negação de serviço, corrompe os servidores web criando uma inatividade o site, gerando perda de conexão e de dados.

2-Ransomware

Nesse caso de ataque cibernético, há um resgate a ser pago para que o sistema seja devolvido. O ransomware pode ser baixado de um site ou de um anexo de e-mail e toma controle do computador em instantes.

3- Phishing

O phishing é um tipo de ataque cibernético que envolve o envio de e-mails. É uma das maneiras mais comuns e fáceis de violar a segurança de uma empresa. O objetivo é fazer a vítima baixar um malware que rouba os dados do computador.

4- Decoy

O Decoy é um ataque cibernético um pouco mais customizado. Ele envolve a simulação de um programa, como o de um aplicativo bancário, e obriga a vítima a fazer login e senha. Assim, ele armazena informações para usar para crimes futuramente.

5- DMA

DMA (Direct Memory Acess), acesso direto à memória, permite que as informações da memória RAM sejam acessadas sem que isso passe pelo processador.

Você pode se interessar: Tudo o que você precisa saber sobre segurança digital

Conheça as soluções da Afrika!

A Afrika é uma empresa evolutiva, ousada e humanizada. Na Afrika prezamos pela qualidade e excelência em toda jornada do cliente, visando superar suas expectativas, sempre. Acreditamos que só assim o sucesso é garantido.

Protegemos informações e os negócios de grandes, médias e pequenas empresas. A partir da definição do Código de Cultura, temos parâmetros para trabalhar o perfil mais adequado de profissionais que a empresa objetiva para trazer novos colaboradores. 

Saiba mais sobre a empresa de segurança que ajuda a sua empresa a proteger seus negócios contra tipos de ataques cibernéticos. Entre em contato com a gente ainda hoje e conheça sobre nossas soluções!