5 benefícios que a gestão de acesso traz ao seu negócio

03 | 03 | 2022

162 visualizações

Postado em Blog

A gestão de acesso é a solução apresentada para evitar cibercrimes e vazamento de dados. Com ela, apenas as pessoas designadas ao acesso privilegiado conseguem acessar determinados sistemas empresariais. Esse tipo de credencial auxilia na proteção de informações, pois somente alguns colaboradores poderão excluir, editar ou alterar arquivos importantes.

O compartilhamento de login nas empresas acarreta prejuízos vindos de ataques cibernéticos. Por isso, obter um acesso exclusivo garante a segurança digital.

Separamos 5 benefícios que a gestão de acesso traz ao seu negócio para que você possa implementá-la em sua organização. Leia o blog e confira!

Saiba mais: Passo a passo para implementar a gestão de riscos de TI

O que é gestão de acesso?

A gestão de acesso cuida da parte de prevenção a crimes cibernéticos. A partir de suas proteções, apenas alguns colaboradores poderão desenvolver tarefas estabelecidas no sistema, com baixa chance de ocorrer ataques devido ao compartilhamento de logins. Assim, cada responsável da área consegue entrar somente naquilo que é imprescindível para o seu trabalho.

É importante para a governança corporativa obter esse tipo de gestão, pois a cada atividade suspeita, o gestor recebe um relatório das ações com o horário do acesso, qual servidor e quais interações foram feitas.

A seguir, mostraremos 5 benefícios da gestão de acesso para a sua empresa.

5 benefícios que a gestão de acesso traz ao seu negócio

1- Facilidade de acesso aos documentos

Com a vinda da tecnologia em nuvem, o acesso a documentos se expandiu, já que para acessá-los basta ter uma internet em um dispositivo móvel. A necessidade de manter esse acesso hierarquizado é, justamente, para que não haja vazamento de informações. Se toda uma equipe pode acessar certas documentações, cada um deve ter seu login próprio para que o gestor possa personalizar as atividades e acompanhar as movimentações.

2- Segurança das informações

Para manter os dados da sua empresa em segurança, opte por ferramentas que permitam gerenciar a permissão de acesso. Dessa forma, cada colaborador acessa apenas o essencial para que seu trabalho seja feito.

3- Integração da equipe

Um dos benefícios da gestão de acessos, principalmente em empresas que adotaram o método de trabalho home office, é a integração que acontece por meio do fácil acesso às informações. 

4- Monitoramento de equipes remotas

Para empresas que têm dificuldade de monitorar acessos por conta do trabalho remoto, a gestão de acessos hierarquiza e personaliza permissões que geram relatórios e, da onde você estiver, pode ter controle sobre as ações do seu time home office.

5- Automatização das permissões de conta

Com a gestão de acessos, a automatização de contas se torna uma facilidade, ao modo que cada colaborador tem seus acessos determinados pelo gestor.

Leia também: 5 boas práticas de segurança da informação que você deve adotar na sua empresa

Conte com a expertise da Afrika!

A solução da Afrika permite que os proprietários dos dados visualizem e gerenciem permissões de arquivos, pastas, sites do SharePoint e grupos de segurança, tudo com uma interface de usuário intuitiva na web. Não exige direitos de administrador, lidando tranquilamente com todas as alterações nos bastidores após a obtenção de todas as aprovações.
Saiba mais sobre a empresa de segurança que ajuda a sua empresa a proteger seus negócios. Entre em contato com a gente ainda hoje e descubra nossas soluções!