Passo a passo para implementar a gestão de riscos de TI

22 | 02 | 2022

759 visualizações

Postado em Eventos

Analisar a segurança da informação ou as ações rotineiras da área de tecnologia é chamada de gestão de riscos de TI. Essa prática revela melhorias para reestruturação da empresa a fim de alcançar melhores resultados. A prática dessa gestão serve para evitar desperdício de recursos e auxiliar os gestores a acertarem na tomada de decisões em busca das estratégias planejadas.

Monitorar as operações ajuda a prevenir os riscos e oferece proteção contra vulnerabilidades. Por isso, em nosso blog de hoje, apresentaremos um passo a passo para você implementar a gestão de riscos de TI em seu negócio. Acompanhe!

O que é gestão de riscos de TI?

Gestão de riscos de TI são métodos de monitoramento para se ter previsibilidade de riscos na governança corporativa. Isso não quer dizer que a equipe de TI saiba sempre o que irá acontecer, mas que há um planejamento estratégico para cada vulnerabilidade detectada.

O desenho de um plano de ação é necessário para que as falhas identificadas no levantamento sejam solucionadas. Um time que sabe como agir diante de riscos apresentados se torna mais seguro e confiante.

As vantagens da gestão e governança de TI são inúmeras. Dentre elas, podemos citar, além da minimização dos riscos, a melhora da performance organizacional, dos processos de proteção e segurança, alinhamento e redução de custo das operações da empresa, entre outras.

É importante destacar que a segurança empresarial com soluções tecnológicas deve ser tratada como foco de qualquer organização que deseja crescer. O impacto da prevenção de falhas aparece em todas as áreas, inclusive na financeira.

Quais os objetivos da gestão de riscos de TI?

Na área de TI, os objetivos de uma gestão de riscos de TI são:

  • Prevenir ataques cibernéticos e roubos de informações
  • Diminuir problemas, danos e prejuízos relativos à TI
  • Promover o backup e a recuperação de dados
  • Garantir a disponibilidade e o funcionamento de sistemas
  • Adotar métricas e indicadores para analisar continuamente os riscos em TI 
  • Incluir práticas contínuas de gestão de riscos em todos os departamentos
  • Adaptar a infraestrutura de TI

A execução dos processos de gerenciamento de TI envolvem ações que restringem acessos a certos endereços de internet, bem como a algumas camadas do sistema empresarial. Instituir políticas de segurança para logins e senhas de usuários faz parte da gestão de riscos, pois determinam, em níveis, o que cada colaborador pode acessar

Passo a passo para implementar a gestão de riscos de TI

Agora que você já sabe o que é e qual a importância de uma gestão de riscos de TI, confira 6 passos para implementar em seu negócio.

1- Analisar as falhas

O começo da implantação parte do princípio de análise dos riscos. O objetivo, aqui, é descobrir ameaças que podem atrapalhar os processos de TI. Elas podem ser naturais, como queda de energia, ou podem ser falhas técnicas, ataques hackers e também recursos humanos, como um colaborador ser responsável pela perda de dados organizacionais.

2- Compreender as prioridades

Após detectar os riscos, é necessário compreender, não só o impacto da falha dentro da empresa, como, também, quais serão as prioridades caso elas realmente aconteçam. A próxima etapa conta como a empresa deverá agir caso a situação realmente aconteça.

3- Construir um plano de ação

O plano de ação deve conter avaliação e classificação dos riscos e, a partir disso, estratégias de contingência. Nesse caso, o gestor deve enumerar as ações que deverão ser tomadas com base nos riscos identificados na primeira etapa. Tendo em vista esse planejamento, é importante levantar ideias e determinar práticas que solucionarão e minimizarão o problema, reduzindo assim, danos e tempo gasto.

É fundamental, também, realizar testes para perceber fraquezas no plano de contingência, antes dele ser colocado em prática. Esse tipo de ação permite atrasos e desperdícios durante a ação de segurança.

4- Fazer backups

Os dados são sempre um alvo dentro das empresas. Portanto, realizar o backup rotineiramente é uma prática recomendada para manter a segurança da informação e reduzir os riscos. Além disso, é imprescindível manter o monitoramento de toda a parte implantada. Supervisionar, desde o backup até o ciclo de vida completo da gestão de risco de TI traz estabilidade para a empresa, que mostra melhorias contínuas no processo.

5- Treinar colaboradores

Essa etapa conta com um treinamento específico sobre as políticas de gestão de riscos de TI para os colaboradores. Com uma equipe treinada e envolvida, as ações serão realizadas de maneira satisfatória e com todos sabendo o que deverão fazer em caso de risco iminente. 

O treinamento deve conter desde cuidados com a infraestrutura de TI, até prevenção de cibercrimes, uso correto de senhas, logins e manutenção das operações.

6- Contar com um parceiro especializado

Contar com o auxílio de um parceiro especializado em gestão de riscos é fundamental para que sua empresa minimize as falhas e cresça. Conheça as soluções que as empresas oferecem.

Conheça a Afrika

A Afrika é uma empresa evolutiva, ousada e humanizada. Na Afrika prezamos pela qualidade e excelência em toda jornada do cliente, visando superar suas expectativas, sempre. Acreditamos que só assim o sucesso é garantido.

Se você deseja ter a melhor gestão de riscos de TI, oferecemos toda a proteção contra vazamento de dados e adaptamos nossas soluções para as suas necessidades.

A solução da Afrika permite que os proprietários dos dados visualizem e gerenciem permissões de arquivos, pastas, sites do SharePoint e grupos de segurança, tudo com uma interface de usuário intuitiva na web. Não exige direitos de administrador, lidando tranquilamente com todas as alterações nos bastidores após a obtenção de todas as aprovações.

Protegemos informações e os negócios de grandes, médias e pequenas empresas. A partir da definição do Código de Cultura, temos parâmetros para trabalhar o perfil mais adequado de profissionais que a empresa objetiva para trazer novos colaboradores. 

Saiba mais sobre a empresa de segurança que ajuda a sua empresa a proteger seus negócios. Entre em contato com a gente ainda hoje e saiba mais sobre nossas soluções!