4 fatos sobre a segurança em cloud computing

07 | 04 | 2022

634 visualizações

Postado em Eventos

A segurança em cloud computing cresceu no mundo por conta da adoção de pequenas de médio e pequeno porte. Os gestores perceberam a importância de manter dados seguros em sua infraestrutura. De acordo com um estudo do Correio Braziliense, esse mercado deve movimentar aproximadamente 160 bilhões de dólares americanos por ano. 

Para que não haja mais receios em relação a essa prática de segurança da informação, apresentaremos, no blog de hoje, 4 fatos sobre a segurança em cloud computing. Confira!

Saiba mais: O que é segurança cibernética e qual é a importância para a sua empresa?

O que é segurança em cloud computing?

Segurança em cloud computing é a proteção dos sistemas de computação em nuvem para manter os dados privados e seguros na infraestrutura, aplicativos e plataformas on-line. Proteger esses sistemas envolve os esforços dos provedores de nuvem e dos clientes que os utilizam, sejam eles pequenas, médias ou grandes empresas. 

As preocupações com a segurança de alto nível afetam a TI tradicional e os sistemas de cloud computing do mesmo jeito, elas incluem a exposição e vazamento de dados não autorizados, controles de acesso vulneráveis, suscetibilidade a ataques e interrupções na disponibilidade.

Leia também: senhasegura: o que é e por que contar com essa solução para a sua empresa?

 4 fatos sobre a segurança em cloud computing

Por conta da enorme gama de dados confidenciais que existem nas empresas, o assunto segurança digital é um dos mais procurados atualmente. Mas, para que não reste dúvidas sobre a importância dessa prática, mostraremos a seguir 4 fatos sobre a segurança em cloud computing:

1- Maior disponibilidade

Os arquivos em cloud computing estão disponíveis para acesso a qualquer hora e de qualquer dispositivo móvel. Além do armazenamento em nuvem ser bastante seguro, a maior disponibilidade faz com que os dados sejam acessados por um período de tempo mais longo.

2- Maior controle ao acesso de informações

A segurança em cloud computing entende a importância da gestão de acesso. Por isso, há níveis de importância e senhas para determinar quem pode acessar quais informações. As permissões são necessárias não só para configurar o perfil do usuário, mas também para revisar alterações em arquivos.

3- Uso de criptografia

Todas as informações em cloud computing são criptografadas. Esse método de proteção impede que os arquivos sejam visualizados por invasores, ele só conseguirá acessar os dados se tiver uma chave de acesso.

4- Compliance com a regulamentação

O compliance é o método que prevê agir de acordo com uma instrução interna ou com
uma regra. Com a segurança em cloud computing, a empresa tem autonomia para administrar essa prática ao definir logins, senhas, níveis de acesso, etc.

Você pode se interessar: Passo a passo para implementar a gestão de riscos de TI


Conheça as soluções da Afrika!

A Afrika é uma empresa evolutiva, ousada e humanizada. Na Afrika prezamos pela qualidade e excelência em toda jornada do cliente, visando superar suas expectativas, sempre. Acreditamos que só assim o sucesso é garantido.

Protegemos informações e os negócios de grandes, médias e pequenas empresas. A partir da definição do Código de Cultura, temos parâmetros para trabalhar o perfil mais adequado de profissionais que a empresa objetiva para trazer novos colaboradores.

Saiba mais sobre a empresa de segurança que ajuda a sua empresa a proteger seus negócios contra tipos de ataques cibernéticos. Entre em contato com a gente ainda hoje e conheça sobre nossas soluções!