Gestão de identidade e acesso: o que é e quais os benefícios?

29 | 03 | 2022

209 visualizações

Postado em Eventos

Quando o assunto é segurança digital, logo se pensa em gerenciar o acesso a dados privilegiados, já que o vazamento de informações causa prejuízos financeiros e morais para a empresa. A gestão de identidade e acesso é a maneira mais segura para permitir controle sistemático e estratégico de acesso.

A tecnologia assegura, hoje, uma gama de possibilidades de combinações para manter a sua empresa segura. Conheça agora, em nosso blog, o que é gestão de identidade e acesso e quais os benefícios para o seu negócio.

Leia também: 5 benefícios que a gestão de acesso traz ao seu negócio

O que é gestão de identidade e acesso?

O gerenciamento de acessos, conhecido como IAM, do inglês Identity and Access Management, é uma ação que determina um conjunto de privilégios digitais e quem pode acessá-los. Esse acesso permite não só a visualização, como também a manipulação dos dados, por isso, é importante saber a quem autorizar.

Se a sua pergunta é como garantir a segurança digital, com a gestão de identidade e acessos é possível gerenciar o que cada usuário pode acessar em seu login, rastrear as atividades e criar melhorias contínuas desse processo para que, cada vez mais, a segurança da informação da instituição seja mantida.

Desse modo, é garantido que, mesmo que haja um incidente com vazamento de informações privilegiadas, seja possível encontrar o responsável e tomar as devidas providências para minimizar os danos causados.

Você pode se interessar: O que é e como fazer mapeamento de dados?

Quais os benefícios da gestão de identidade e acesso?

Depois de saber tudo o que implica uma gestão de usuário, é hora de conhecer todas as vantagens de se obter esse tipo de monitoramento:

  • Redução na complexidade do acesso: essa vantagem contribui para que haja uma centralização de usuários, onde as permissões são controladas estrategicamente de forma integrada. 
  • Melhoria na proteção dos dados: com a identificação de acessos, é possível fazer o rastreamento da atividade dos usuários e, com isso, descobrir o responsável, caso a situação de vazamento aconteça. Esse benefício também contribui para realizar a antecipação e planejar as ações após o incidente.
  • Estabelecimento de permissões provisórias: é possível determinar que usuários que não sejam colaboradores da empresa, como terceirizados, tenham apenas permissão temporária quando precisarem acessar algum dado.
  • Automatização de permissões: as permissões podem ser automatizadas de acordo com grupos pré-definidos.
  • Melhoria na compliance de TI: com a adoção de ferramentas de proteção, a governança corporativa fica mais segura por possuir meios de salvar os dados sensíveis e pessoais.

Saiba mais: 5 pilares da segurança da informação

Conheça as soluções da Afrika!

A Afrika é uma empresa evolutiva, ousada e humanizada. Na Afrika prezamos pela qualidade e excelência em toda jornada do cliente, visando superar suas expectativas, sempre. Acreditamos que só assim o sucesso é garantido.

Protegemos informações e os negócios de grandes, médias e pequenas empresas. A partir da definição do Código de Cultura, temos parâmetros para trabalhar o perfil mais adequado de profissionais que a empresa objetiva para trazer novos colaboradores. 

Saiba mais sobre a empresa de segurança que ajuda a sua empresa a proteger seus negócios contra tipos de ataques cibernéticos. Entre em contato com a gente ainda hoje e conheça sobre nossas soluções!