Gerenciamento de acesso: por que adotar essa prática?

03 | 05 | 2022

45 visualizações

Postado em Blog

Toda empresa que se preocupa com a segurança da informação, tem como solução o gerenciamento de acesso. Essa forma de gestão determina o controle sobre os acessos dentro de um sistema empresarial. É possível cadastrar cada colaborador e saber quais ações ele pode executar dentro de uma camada de acessos.

No blog de hoje, explicaremos porque é importante adotar a prática de gerenciamento de acesso. Acompanhe a leitura!

Leia também: Gestão de usuários: por que é importante permitir acessos?

Gerenciamento de acesso: por que adotar essa prática?

A gestão de acesso ajuda a evitar o comprometimento de dados por conta de crimes cibernéticos. Os ataques cibernéticos são responsáveis por vazamentos de dados e perda da credibilidade do negócio.

A prática de gerenciar acessos precisa ser adotada pelas empresas que se preocupam com a segurança digital. Ao determinar quem pode acessar quais informações, pessoas não autorizadas perdem a chance de compartilhar dados sigilosos e, assim, a segurança interna da instituição se mantém intacta. Além disso, o gerenciamento de acesso também contribui para deixar os processos mais transparentes.

Quando se trata de violações de dados, os próprios colaboradores podem ser um dos maiores riscos à organização. Essas ameaças podem ser acidentais, quando o pessoal está apenas mal treinado, negligentes ou quando o funcionário está motivado por ganhos financeiros, espionagem ou vingança.

Então, como funciona? Os proprietários dos dados visualizam e gerenciam permissões de arquivos, pastas, sites do SharePoint e grupos de segurança, tudo com uma interface de usuário intuitiva na web. Não exige direitos de administrador, lidando tranquilamente com todas as alterações nos bastidores após a obtenção de todas as aprovações.

Uma das formas de reduzir os riscos de ameaças e danos causados por ciberataques é a implantação da solução de PAM – senhasegura, que cobre totalmente os requisitos de limitação de privilégios de usuário e controle de acesso a contas privilegiadas.

Saiba mais: O que é classificação de dados e quais os benefícios?

Conheça a senhasegura da Afrika

A senhasegura é uma solução de PAM (Privileged Access Management) 100% nacional, capaz de apoiar em todos os problemas relacionados à gestão de acessos privilegiado, sendo a Afrika uma das principais implementadoras da solução com a maior base instalada do mercado brasileiro com forte atuação consultiva no desenvolvimento dos processos. Descubra, abaixo, o que esse gerenciamento de acesso pode fazer pela sua empresa:

  • Acabe com o abuso de Privilégio (Principle of Least Privilege);
  • Acesso de Terceiros;
  • DevOps;
  • Gravação de Acesso Privilegiado;
  • Insider Threat (Ameaças Internas);
  • Password Reset (Troca de Senhas Automática);
  • Prevenção Contra Roubo de Dados;
  • Proteção de senhas no código fonte da aplicação (Hardcoded);
  • Segurança de Cloud;
  • Automação de Tarefas (Task Manager);
  • Elevação de privilégio (senhasegura Go).

Você pode se interessar: Como garantir a segurança digital da sua empresa? Conheça a Varonis

Conte com a expertise da Afrika!

A Afrika é uma empresa evolutiva, ousada e humanizada. Na Afrika prezamos pela qualidade e excelência em toda jornada do cliente, visando superar suas expectativas, sempre. Acreditamos que só assim o sucesso é garantido.

Protegemos informações e os negócios de grandes, médias e pequenas empresas. A partir da definição do Código de Cultura, temos parâmetros para trabalhar o perfil mais adequado de profissionais que a empresa objetiva para trazer novos colaboradores. 

Saiba mais sobre a empresa de segurança que ajuda a sua empresa a proteger seus negócios. Entre em contato com a gente ainda hoje e conheça sobre nossas soluções!