5 pilares da segurança da informação

22 | 03 | 2022

213 visualizações

Postado em Eventos

Na internet, circulam milhões de bytes todos os dias. Por isso, é importante estar atento aos pilares da segurança da informação. De acordo com um levantamento da Surfshark, o Brasil é o 6º país que mais sofre com vazamento de dados no mundo.

Em decorrência disso, vamos apresentar, em nosso blog de hoje, 5 pilares da segurança da informação para que você possa proteger a sua empresa de ataques cibernéticos. Acompanhe a leitura!

Saiba mais: Passo a passo para implementar a gestão de riscos de TI

O que é segurança da informação?

O que é política de segurança da informação? Segurança da informação tem seu conceito baseado na defesa de dados. São ações que asseguram que certas informações só estejam acessíveis aos responsáveis ou às pessoas que os receberam.

Em uma empresa, é importante ter processos e métodos seguros para que a circulação de dados ocorra sem qualquer prejuízo. Quanto mais segura e controlada for essa metodologia de ação, mais tranquila a instituição ficará quanto à proteção de seus dados.

A seguir, mostraremos alguns pilares da segurança da informação que podem ser incorporados no seu planejamento de gestão de riscos.

Leia também: O que é segurança cibernética e qual é a importância para a sua empresa?

5 pilares da segurança da informação

Os dados são o bem mais valioso dentro de uma empresa. Nada acarreta mais danos do que a perda e o vazamento deles, pois, colabores, clientes e fornecedores têm suas informações expostas e isso deturpa a credibilidade da organização.

Abaixo, listamos alguns pilares da segurança da informação para tornar a sua empresa mais protegida:

1- Confidencialidade

Aqui é importante se prevenir com gestão de acesso. Para manter as informações seguras, a equipe de TI precisa manter níveis de acesso. Os colaboradores acessam somente o que lhes é necessário para realizar o trabalho. A hierarquia de acesso faz parte da política de segurança da informação, que evita manipulação e vazamento de dados.

2- Integridade

A integridade dos dados está relacionada à preservação dos mesmos. Nesse pilar da segurança da informação, é imprescindível planejar um acesso que bloqueie a autorização de realizar alterações em determinados documentos ou sistemas. Assim, evita-se a manipulação incorreta dos dados.

Como sugestão de segurança, os backups realizam um ótimo trabalho para evitar falhas e perdas.

3- Disponibilidade

Os dados precisam estar disponíveis a qualquer momento. Porém, isso não significa que eles devem estar abertos a qualquer pessoa. A empresa precisa dar continuidade aos processos, mas colocá-los em acessos diferentes.

4- Autenticidade

A autenticidade traz, para a segurança da informação, a certeza de que tal arquivo foi mexido e por quem foi. Por meio de login de usuário no sistema, é possível buscar quem teve acesso a documentos e quais foram suas alterações. Assim, preserva-se a segurança da informação e a veracidade de um determinado registro.

5- Legalidade

O último pilar assegura que tudo relacionado à segurança da informação esteja dentro da lei. Isso evita situações irregulares que possam ser pegas em averiguações e auditorias.

Você pode se interessar: Tudo o que você precisa saber sobre segurança digital

Conheça a expertise da Afrika!

Depois de conhecer todos os pilares da segurança da informação, é preciso escolher um parceiro dedicado. A Afrika é uma empresa evolutiva, ousada e humanizada. Na Afrika prezamos pela qualidade e excelência em toda jornada do cliente, visando superar suas expectativas, sempre. Acreditamos que só assim o sucesso é garantido.

Protegemos informações e os negócios de grandes, médias e pequenas empresas. A partir da definição do Código de Cultura, temos parâmetros para trabalhar o perfil mais adequado de profissionais que a empresa objetiva para trazer novos colaboradores. 

Saiba mais sobre a empresa de segurança que ajuda a sua empresa a proteger seus negócios. Entre em contato com a gente ainda hoje e conheça sobre nossas soluções!