5 pilares da segurança da informação

22 | 03 | 2022

1109 visualizações

Postado em Blog

Na internet, circulam milhões de bytes todos os dias. Por isso, é importante estar atento aos pilares da segurança da informação. De acordo com um levantamento da Surfshark, o Brasil é o 6º país que mais sofre com vazamento de dados no mundo.

Um estudo da Pesquisa Global de Segurança da Informação mostrou que 70% das organizações agora dizem que sua liderança sênior tem uma compreensão abrangente da cibersegurança ou está tomando medidas positivas para melhorar. 

Foi apurado também que 77% das organizações ainda operam com segurança cibernética e resiliência limitadas, enquanto 87% das organizações advertem que ainda não têm orçamento suficiente para fornecer os níveis de cibersegurança e resiliência que desejam.

Em decorrência disso, vamos apresentar, em nosso blog de hoje, 5 pilares da segurança da informação para que você possa proteger a sua empresa de ataques cibernéticos. Acompanhe a leitura!

Saiba também: Passo a passo para implementar a gestão de riscos de TI

O que é segurança da informação?

O que é política de segurança da informação? Segurança da informação tem seu conceito baseado na defesa de dados. São ações que asseguram que certas informações só estejam acessíveis aos responsáveis ou às pessoas que os receberam.

Em uma empresa, é importante ter processos e métodos seguros para que a circulação de dados ocorra sem qualquer prejuízo. Quanto mais segura e controlada for essa metodologia de ação, mais tranquila a instituição ficará quanto à proteção de seus dados.

A seguir, mostraremos alguns pilares da segurança da informação que podem ser incorporados no seu planejamento de gestão de riscos.

Leia também: O que é segurança cibernética e qual é a importância para a sua empresa?

5 pilares da segurança da informação

Os dados são o bem mais valioso dentro de uma empresa. Nada acarreta mais danos do que a perda e o vazamento deles, pois, colabores, clientes e fornecedores têm suas informações expostas e isso deturpa a credibilidade da organização.

Abaixo, listamos alguns pilares da segurança da informação para tornar a sua empresa mais protegida:

1- Confidencialidade

Aqui é importante se prevenir com gestão de acesso. Para manter as informações seguras, a equipe de TI precisa manter níveis de acesso. Os colaboradores acessam somente o que lhes é necessário para realizar o trabalho. A hierarquia de acesso faz parte da política de segurança da informação, que evita manipulação e vazamento de dados.

2- Integridade

A integridade dos dados está relacionada à preservação dos mesmos. Nesse pilar da segurança da informação, é imprescindível planejar um acesso que bloqueie a autorização de realizar alterações em determinados documentos ou sistemas. Assim, evita-se a manipulação incorreta dos dados.

Como sugestão de segurança, os backups realizam um ótimo trabalho para evitar falhas e perdas.

3- Disponibilidade

Os dados precisam estar disponíveis a qualquer momento. Porém, isso não significa que eles devem estar abertos a qualquer pessoa. A empresa precisa dar continuidade aos processos, mas colocá-los em acessos diferentes.

4- Autenticidade

A autenticidade traz, para a segurança da informação, a certeza de que tal arquivo foi mexido e por quem foi. Por meio de login de usuário no sistema, é possível buscar quem teve acesso a documentos e quais foram suas alterações. Assim, preserva-se a segurança da informação e a veracidade de um determinado registro.

5- Legalidade

O último pilar assegura que tudo relacionado à segurança da informação esteja dentro da lei. Isso evita situações irregulares que possam ser pegas em averiguações e auditorias.

Você pode se interessar: Tudo o que você precisa saber sobre segurança digital

Quais são os 2 tipos de controle da segurança da informação?

A base da segurança da informação também passa pelos dois tipos de controles essenciais que garantem que os processos empresariais estejam protegidos.

Controles lógicos

Esse tipo de segurança envolve softwares e dados para monitorar acessos, alguns exemplos são: biometria, criptografia, assinatura digital, certificação, entre outros.

Controles físicos

Os controles físicos são responsáveis pelo monitoramento do ambiente de trabalho. São instalações como: câmeras de segurança, alarmes, portas, fechaduras, etc.

Saiba mais: Senha segura: o que é e por que contar com essa solução para a sua empresa?

Conheça a solução senhasegura 

A senhasegura é uma solução de PAM (Privileged Access Management) 100% nacional, capaz de apoiar em todos os problemas relacionados à gestão de acessos privilegiado, sendo a Afrika uma das principais implementadoras da solução com a maior base instalada do mercado brasileiro com forte atuação consultiva no desenvolvimento dos processos. Descubra, abaixo, o que esse gerenciamento de acesso pode fazer pela sua empresa:

  • Acabe com o abuso de Privilégio (Principle of Least Privilege);
  • Acesso de Terceiros;
  • DevOps;
  • Gravação de Acesso Privilegiado;
  • Insider Threat (Ameaças Internas);
  • Password Reset (Troca de Senhas Automática);
  • Prevenção Contra Roubo de Dados;
  • Proteção de senhas no código fonte da aplicação (Hardcoded);
  • Segurança de Cloud;
  • Automação de Tarefas (Task Manager);
  • Elevação de privilégio (senhasegura Go).

Descubra mais sobre o assunto: Gestão de identidade e acesso: o que é e quais os benefícios?

Conheça a expertise da Afrika!

Depois de conhecer todos os pilares da segurança da informação, é preciso escolher um parceiro dedicado. A Afrika é uma empresa evolutiva, ousada e humanizada. Na Afrika prezamos pela qualidade e excelência em toda jornada do cliente, visando superar suas expectativas, sempre. Acreditamos que só assim o sucesso é garantido.

Protegemos informações e os negócios de grandes, médias e pequenas empresas. A partir da definição do Código de Cultura, temos parâmetros para trabalhar o perfil mais adequado de profissionais que a empresa objetiva para trazer novos colaboradores. 

Saiba mais sobre a empresa de segurança que ajuda a sua empresa a proteger seus negócios. Entre em contato com a gente ainda hoje e conheça sobre nossas soluções!