Conscientização do usuário na segurança da informação: o que é?

17 | 05 | 2022

99 visualizações

Postado em Blog

O tema segurança da informação, que sempre foi importante, se tornou ainda mais fundamental depois do aumento de ataques cibernéticos nos últimos anos. O cenário de hoje, que valoriza muito os dados dos usuários, precisa passar credibilidade e convencer que a sua empresa possui um alto nível de segurança digital.

Para que a sua empresa se mantenha firme e competitiva, ela precisa se preocupar com a segurança da informação. Mas, de nada adianta praticá-la sem a conscientização do usuário. Segundo o Gartner, 70% dos incidentes de segurança se iniciam dentro da empresa.

Explicaremos no blog a importância de deixar os colaboradores da sua empresa a par da segurança da informação. Acompanhe!

Leia também: 4 passos simples para fazer mapeamento de dados

O que é conscientização do usuário na segurança da informação?

Antes mesmo de colocar os dados à disposição, é preciso adotar medidas restritivas de proteção para reduzir a chance de vazamento de informações. O monitoramento é importante, vide que ele garante a integridade da rede e o funcionamento dos processos mesmo sob ataques.

Mas, nenhuma ferramenta é capaz de conscientizar os colaboradores sozinha. A conscientização do usuário se faz necessária para auxiliar na melhoria da segurança da empresa, com orientações que façam a sua equipe inteira, não só a de TI, lidar com os possíveis incidentes.

Como realizar essa conscientização do usuário? Com um plano de treinamento, por exemplo. Essa estratégia deve considerar quais os pontos principais a serem passados para os colaboradores, e, também possuir workshops, vídeos, informativos e testes de phishing.

Depois da conscientização, é importante monitorar os indicadores do planejamento, para realmente saber se os colaboradores mantiveram a segurança digital da empresa. Algumas formas de fazer esse acompanhamento:

  • Colaboradores que clicaram ou repassaram informações confidenciais nos testes de phishing
  • Colaboradores que reportaram suspeita de phishing
  • Aproveitamento nos questionários de avaliação após a aplicação de treinamentos
  • Colaboradores que concluíram todas as etapas das trilhas de conscientização.

Saiba mais: 4 dicas para fazer gestão de riscos de TI 

Como é a conscientização do usuário da Afrika

Possuímos modelos direcionados, customizáveis e com conteúdo aderente à sazonalidade, capazes de testar e conscientizar as pessoas para proteger a identidade e reduzir fraudes no uso do e-mail, SMS e Voice-Message.

Trabalhamos com softwares de segurança que oferecerão a sua empresa, análises, treinos, mensurações e aprimoramentos a proteção contra o Phishing, SMiShing e Vishing de uma forma customizada e controlada, permitindo que qualquer empresa possa avaliar o elemento humano da segurança e testes com os funcionários da sua empresa ou de seus clientes.

Você pode se interessar: Garanta a segurança da informação com 4 dicas práticas

Conte com a expertise da Afrika!

A Afrika é uma empresa evolutiva, ousada e humanizada. Na Afrika prezamos pela qualidade e excelência em toda jornada do cliente, visando superar suas expectativas, sempre. Acreditamos que só assim o sucesso é garantido.

Protegemos informações e os negócios de grandes, médias e pequenas empresas. A partir da definição do Código de Cultura, temos parâmetros para trabalhar o perfil mais adequado de profissionais que a empresa objetiva para trazer novos colaboradores. 

Saiba mais sobre a empresa de segurança que ajuda a sua empresa a proteger seus negócios. Entre em contato com a gente ainda hoje e conheça sobre nossas soluções!