Garanta a segurança da informação com 4 dicas práticas

27 | 04 | 2022

87 visualizações

Postado em Blog

A segurança da informação precisa ser bem aplicada para garantir que os dados da sua empresa estejam protegidos. As informações que rodam os sistemas empresariais são fundamentais para o funcionamento do negócio, por isso, é preciso assegurar a segurança delas. Qualquer tipo de falha abre brechas para prejuízos morais, financeiros e ataques cibernéticos. 

Os gestores devem ter em mente a importância de conservar a segurança digital, usando da tecnologia para mantê-la intacta. Segundo a Pesquisa Global de Segurança da Informação, 70% das empresas dizem que seus líderes possuem uma compreensão abrangente da cibersegurança ou estão tomando medidas positivas para melhorar.  

No blog de hoje, mostraremos 4 dicas práticas para você garantir a segurança da informação no seu negócio. Acompanhe a leitura! 

Saiba mais: Gestão de identidade e acesso: o que é e quais os benefícios? 

O que envolve a segurança da informação? 

A segurança da informação é baseada em alguns pilares, são eles: 

  • Integridade; 
  • Confidencialidade; 
  • Disponibilidade; 
  • Autenticidade. 

Ou seja, para que a empresa possua uma segurança digital forte, ela precisa cumprir com esses quatro aspectos acima.  
 
A integridade reforça que backups devem ser feitos periodicamente, para que não haja erro em um disco rígido, por exemplo, e todos os dados se percam. A confidencialidade corrobora para que não haja vazamento de informações. Um erro desses pode acarretar sérios danos à imagem da empresa, que evidenciará a falha na segurança digital e perderá a credibilidade. 

Já a disponibilidade fala sobre o acesso a essas informações. Os dados precisam estar acessíveis a qualquer hora para garantir a agilidade dos processos empresariais. Mas isso não quer dizer que pessoas aleatórias podem acessá-los, deve-se ter níveis de logins para que cada colaborador só veja as informações pertinentes ao seu desempenho no negócio. 

O último ponto é a autenticidade, que garante a preservação dos dados ao modo que mostra quem foi a última pessoa a alterar os documentos. 

Leia também: 4 fatos sobre a segurança em cloud computing 

Garanta a segurança da informação com 4 dicas práticas 

1- Estabeleça controle de acesso 

Os próprios usuários da empresa podem realizar ações inadequadas que acabam prejudicando a segurança da informação. Por isso, para garantir que não haja falha humana e nenhum hacker invada para vazar dados, é importante criar uma gestão de identidade e acesso com níveis para cada colaborador. 

2- Determine bloqueio de sistemas de saída 

Investir em bloqueio de sistemas de saída auxilia os colaboradores da TI a saberem sobre os arquivos que são enviados para fora do sistema da empresa. Se houver e-mails internos, pode-se bloquear a entrada em e-mails pessoais. 

3- Alinhe os processos às políticas de segurança 

Depois de estabelecer normas e condutas da política de segurança da empresa, é preciso alinhar os processos à elas. Dependendo da reestruturação, pode ser necessário a mudança de todas as máquinas do ambiente. 

4- Obtenha ferramentas de monitoramento 

Para fechar as dicas práticas, obtenha uma ferramenta que auxilie no monitoramento das atividades gerais, pois, qualquer tipo de conduta inadequada, já será contida antes de se tornar um crime cibernético. 

Você pode se interessar: Como garantir a segurança digital da sua empresa? Conheça a Varonis 

Conte com a expertise da Afrika! 

A Afrika é uma empresa evolutiva, ousada e humanizada. Na Afrika prezamos pela qualidade e excelência em toda jornada do cliente, visando superar suas expectativas, sempre. Acreditamos que só assim o sucesso é garantido. 

Protegemos informações e os negócios de grandes, médias e pequenas empresas. A partir da definição do Código de Cultura, temos parâmetros para trabalhar o perfil mais adequado de profissionais que a empresa objetiva para trazer novos colaboradores.  

Saiba mais sobre a empresa de segurança que ajuda a sua empresa a proteger seus negócios. Entre em contato com a gente ainda hoje e conheça sobre nossas soluções!