Gestão de usuários: como garantir a segurança digital

31 | 03 | 2022

832 visualizações

Postado em Eventos

A revolução tecnológica permitiu que as pessoas acessassem suas informações de qualquer parte do mundo. Porém, com essa crescente na comunicação, a exposição de dados pessoas e sensíveis se desenvolveu na mesma velocidade.

 A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) veio para auxiliar na questão dos vazamentos de dados, mas ela, sozinha, não é capaz de eliminar todas as tentativas de crimes cibernéticos.

Então, como garantir a segurança digital em seu negócio? Se você deseja saber o que considerar na hora de implementar essa ação em sua empresa, acompanhe o nosso blog de hoje e descubra!

Leia também: senhasegura: o que é e por que contar com essa solução para a sua empresa?

Gestão de usuários x segurança digital

Por possuírem inúmeros documentos digitais, é importante que as empresas tomem os devidos cuidados com os acessos a eles. A gestão de usuários aparece como uma solução para a pergunta: como garantir a segurança digital? Nela, são elaborados processos que auxiliam na proteção de dados de uma instituição. 

Para saber como garantir a segurança digital e permitir que a gestão de usuários ocorra com eficiência, o negócio precisa ter controle sistemático das permissões dos colaboradores e, também, monitorar o acesso durante o fluxo de trabalho, no qual cada usuário, com seu login e senha, possui autorização somente nos níveis que correspondem ao seu trabalho rotineiro.

Controlar a gestão de acesso é uma maneira de proteger a sua empresa contra exposição de dados. Além disso, ela contribui para a melhor identificação, classificação e compartilhamento dos registros. Uma instituição que não se preocupa com segurança cibernética está fadada a perder a credibilidade com clientes, fornecedores e colaboradores.

Saiba mais: 5 pilares da segurança da informação

Qual a importância da gestão de usuários para sua organização?

Realizar a gestão do usuário corretamente permite às empresas um monitoramento completo da operação, assim como proteção de informações sensíveis que estejam sob cuidados da corporação, facilitando a adequação à LGPD.

Além disso, um gerenciamento bem aplicado garante que todos os usuários tenham os níveis corretos de acesso, permitindo que eles visualizem apenas aquelas as informações necessárias para o desempenho de suas atividades.

Outro impacto da gestão de usuários nas organizações é uma melhor administração dos usuários e contas, simplificando e automatizando processos de atualizações, exclusões ou adições de perfis, atendendo as demandas de rotatividade dentro das organizações.

Desta forma, toda a operação fica muito mais ágil e eficiente, servindo tanto para a gestão de acesso em trabalho presencial, quanto para o trabalho home office. Aumentando a escalabilidade dos negócios e promovendo uma maior governança de dados.

Principais ameaças a segurança digital de empresas

Uma das melhores maneiras de proteger sua organização e garantir a segurança digital é conhecendo as principais ameaças que estão circulando e podem atingir a empresa. O crime mais comum contra empresas é o roubo de dados e o seu vazamento dos mesmos. Essa ameaça vem sendo potencializada pelo crescimento do armazenamento de dados na nuvem. 

Porém, existem outras ameaças, como: 

  • Phishing: ataque no qual o invasor envia mensagens falsas em e-mails ou celular para coletar informações dos usuários que clicam no link;
  • DDOS: esse tipo de ataque interrompe o tráfego normal da web, causando a queda do site ou servidor;
  • Spyware: outra categoria de ameaça muito comum, o spyware é instalado em dispositivos de quem clicam em botões falsos. Isso acontece para que os invasores consigam vigiar o comportamento do usuário e coletar dados pessoais e sensíveis;
  • Trojan: nada mais é do que um programa malicioso que, quando executado pelo usuário enganado, consegue descobrir senhas, ataca dispositivos e pode alterar ou excluir informações importantes;
  • Worm: este é um programa que se autorreplica e transfere informações pela internet ou entre dispositivos;
  • Backdoor: esse tipo de ataque digital dá ao invasor acesso remoto a computadores sem o conhecimento do usuário.

Como garantir a segurança digital?

Como garantir a segurança digital? Por meio de dicas que mostraremos a seguir:

• Construir um fluxo de rotinas com regras definidas, permitindo, assim, o controle de permissão de informações somente nos níveis que forem da alçada do colaborador para que ele execute o seu trabalho. 

• Integrar todos os sistemas, facilitando o compartilhamento de dados e a segurança do ambiente.

• Separar dados por categorias, contribuindo para o uso estratégico das informações e facilitando a busca.

•  Usar ferramentas de segurança como as da Afrika para manter os dados disponíveis e protegidos contra crimes cibernéticos.

Você pode se interessar: O que é e como fazer mapeamento de dados?

Conheça a solução Varonis

Na Afrika, a solução Varonis identifica, classifica e delega permissões de acessos a dados não estruturados e estruturados para proteger a sua organização. Garantindo máxima segurança de dados.

Descubra o que a Varonis pode fazer para reduzir os cibercrimes:

  • Visualize estruturas de dados e permissões
  • Audite e analise toda atividade de e-mail
  • Identifique os donos dos dados;
  • Simule alterações e reduza o acesso desnecessário
  • Arquive e migre dados de maneira inteligente
  • Identifique e corrija dados expostos, sensíveis ou regulamentados
  • Padronize atividades normais, alerte atividades anormais
  • Identifique alterações indesejadas de privilégio
  • Conceder e negar acesso aos seus dados sem a ajuda de departamento de TI
  • Revisões programadas deixam a administração de permissões mais fácil
  • Reduza custos.

Veja também: Quais são os golpes na internet mais comuns?

Conheça as soluções da Afrika!

Agora que você já sabe como garantir a segurança digital, deve procurar pela melhor ferramenta! A Afrika é uma empresa evolutiva, ousada e humanizada. Na Afrika prezamos pela qualidade e excelência em toda jornada do cliente, visando superar suas expectativas, sempre. Acreditamos que só assim o sucesso é garantido.

Protegemos informações e os negócios de grandes, médias e pequenas empresas. A partir da definição do Código de Cultura, temos parâmetros para trabalhar o perfil mais adequado de profissionais que a empresa objetiva para trazer novos colaboradores. 

Saiba mais sobre a empresa de segurança que ajuda a sua empresa a proteger seus negócios contra tipos de ataques cibernéticos. Entre em contato com a gente ainda hoje e conheça sobre nossas soluções!