O que é análise de vulnerabilidade?

25 | 10 | 2022

968 visualizações

Postado em Eventos

Com a entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), as empresas são cada vez mais cobradas a garantir segurança e privacidade de dados e informações para todos os clientes, colaboradores e usuários. 

Caso isso não ocorra, podem ser penalizadas e ter que arcar com multas altíssimas. É por isso que realizar a análise de vulnerabilidade é tão importante, com ela você consegue otimizar todo o sistema de segurança da sua empresa e oferecer o melhor para todos os envolvidos.

Para que sua empresa esteja adequada as novas leis e não precise se preocupas com possíveis irregularidades, montamos esse artigo com tudo o que você precisa saber sobre análise de vulnerabilidade.

O que é análise de vulnerabilidade?

A análise de vulnerabilidade é um processo cujo objetivo é analisar e classificar falhas, erros e riscos de segurança que possam permitir que aconteçam invasões cibernéticas.

Com a análise de vulnerabilidade, é possível conhecer os pontos fortes e fracos de segurança do seu negócio. Assim, você consegue estabelecer prioridades para corrigir processos que tenham mais impacto na dinâmica de trabalho ou mesmo paralisar a operação para corrigi-los.

Leia mais: Como um incidente cibernético prejudica a imagem da sua empresa

Principais tipos de vulnerabilidade 

Consideramos “vulnerabilidade” tudo aquilo que possa ser aproveitado e explorado por hackers graças a uma brecha na segurança da empresa. As vulnerabilidades podem ser classificadas de diversas maneiras.

As vulnerabilidades de infraestrutura estão ligadas ao sistema de TI e toda a infraestrutura envolvida na empresa. Essa vulnerabilidade acontece quando os equipamentos apresentam alguma falha, isso pode resultar em perda de dados ou mesmo em brechas na segurança.

Outra categoria bem comum de vulnerabilidade é a humana. Como o próprio nome sugeri, ela ocorre quando alguém é responsável por colocar os dados e informações em risco.

Isso acontece ao compartilhar ou abrir arquivos maliciosos, erros de desenvolvimento e programação e configurações erradas. Tanto a vulnerabilidade humana quanto a vulnerabilidade de infraestrutura podem estar ligadas.

Conheça a solução senhasegura 

A senhasegura é uma solução de PAM (Privileged Access Management) 100% nacional, capaz de apoiar em todos os problemas relacionados à gestão de acessos privilegiado, sendo a Afrika uma das principais implementadoras da solução com a maior base instalada do mercado brasileiro com forte atuação consultiva no desenvolvimento dos processos. Descubra, abaixo, o que esse gerenciamento de acesso pode fazer pela sua empresa:

  • Acabe com o abuso de Privilégio (Principle of Least Privilege);
  • Acesso de Terceiros;
  • DevOps;
  • Gravação de Acesso Privilegiado;
  • Insider Threat (Ameaças Internas);
  • Password Reset (Troca de Senhas Automática);
  • Prevenção Contra Roubo de Dados;
  • Proteção de senhas no código fonte da aplicação (Hardcoded);
  • Segurança de Cloud;
  • Automação de Tarefas (Task Manager);
  • Elevação de privilégio (senhasegura Go).

Veja também: Quais são os golpes na internet mais comuns?

Conte com a expertise da Afrika!

A Afrika é uma empresa evolutiva, ousada e humanizada. Na Afrika prezamos pela qualidade e excelência em toda jornada do cliente, visando superar suas expectativas, sempre. Acreditamos que só assim o sucesso é garantido.

Protegemos informações e os negócios de grandes, médias e pequenas empresas. A partir da definição do Código de Cultura, temos parâmetros para trabalhar o perfil mais adequado de profissionais que a empresa objetiva para trazer novos colaboradores. 

Saiba mais sobre a empresa de segurança que ajuda a sua empresa a proteger seus negócios. Entre em contato com a gente ainda hoje e conheça sobre nossas soluções!