Quais as consequências da falha na proteção de dados nas empresas?

02 | 09 | 2022

677 visualizações

Postado em Blog

Os dados estão cada vez mais valiosos. Informações que podem ser usadas para aplicar golpes e fraudes são alvos de criminosos virtuais. Diversas técnicas e estratégias são utilizadas por hackers para vazar, roubar e inviabilizar dados sigilosos. Por isso, o ambiente corporativo deve estar atento às consequências da falha na proteção de dados nas empresas.

Um levantamento da RD Station mostrou que 22% das organizações não inseriu medida alguma de segurança sobre os dados de terceiros, como colaboradores, parceiros ou clientes. A primeira etapa para implantar essa regulamentação é, justamente, criar uma política de proteção de dados, atividade que mais de dois terços dos entrevistados não realizou.

No blog de hoje, descubra quais são as consequências de falhas com a proteção de dados nas empresas.

Leia mais: Práticas de classificação de dados pós-pandemia

Quais as consequências da falha na proteção de dados nas empresas?

Quando uma instituição não cuida da proteção digital de suas informações, ela fica apta à invasão cibernética. Essa ação possui complicações muitas vezes irreversíveis. Portanto, é preciso estar em conformidade com as regras da LGPD.

Abaixo, veja alguns resultados negativos de esquivar-se das obrigações de proteção de dados nas empresas:

Prejuízo financeiro

Quando um hacker invade e rouba informações confidenciais, a empresa fica passível de multas da própria LGPD, que chega a 2% do faturamento ou até o máximo de R$ 50 milhões por infração cometida. Além de processos de terceiros que causam prejuízos financeiros.

Perda de credibilidade

É muito difícil confiar novamente em uma organização que foi alvo de ataques cibernéticos. Fornecedores e clientes, geralmente, deixam de se sentir seguros e param de fazer negócios. O dano à imagem é uma das piores consequências da falha na proteção de dados nas empresas.

Operações interrompidas

Essa consequência é o medo de qualquer instituição: ter seu operacional parado. No meio do trabalho, o sistema pausa e as atividades são suspensas. O ataque hacker que atrapalha o funcionamento da organização pretende deixar a empresa vulnerável para vazamentos de dados sensíveis.

Você pode se interessar:  Como proteger a sua empresa com um software de cibersegurança?

Conheça a Varonis

Através da identificação, classificação e delegação inteligente das permissões de acesso a dados não estruturados e estruturados, sua organização estará protegida contra acessos indevidos e em conformidade com as principais regulamentações, inclusive LGPD.

Descubra o que a Varonis pode fazer pelo seu negócio abaixo:

  • Visualize estruturas de dados e permissões
  • Audite e analise toda atividade de e-mail
  • Identifique os donos dos dados;
  • Simule alterações e reduza o acesso desnecessário
  • Arquive e migre dados de maneira inteligente
  • Identifique e corrija dados expostos, sensíveis ou regulamentados
  • Padronize atividades normais, alerte atividades anormais
  • Identifique alterações indesejadas de privilégio
  • Conceder e negar acesso aos seus dados sem a ajuda de departamento de TI
  • Revisões programadas deixam a administração de permissões mais fácil
  • Reduza custos.

Saiba mais: Quais são os golpes na internet mais comuns?

Conte com a expertise da Afrika!

A Afrika é uma empresa evolutiva, ousada e humanizada. Na Afrika prezamos pela qualidade e excelência em toda jornada do cliente, visando superar suas expectativas, sempre. Acreditamos que só assim o sucesso é garantido.

Protegemos informações e os negócios de grandes, médias e pequenas empresas. A partir da definição do Código de Cultura, temos parâmetros para trabalhar o perfil mais adequado de profissionais que a empresa objetiva para trazer novos colaboradores. 

Saiba mais sobre a empresa de segurança que ajuda a sua empresa a proteger seus negócios. Entre em contato com a gente ainda hoje e conheça sobre nossas soluções!