Permissão de acesso: como gerenciar privilégios

02 | 09 | 2022

606 visualizações

Postado em Blog

A segurança da informação continua sendo a prática mais importante quando se trata de evitar invasores cibernéticos. As diversas mudanças dos últimos anos trouxeram uma gama de dados sensíveis e, o bom gerenciamento das mesmas, precisa ser prioridade em empresas que se preocupam em crescer com proteção digital.

Para que um usuário execute determinada tarefa, ele precisa ter permissão de acesso. A gestão de privilégios se faz necessária para que alterações sejam feitas no sistema sem que ele fique vulnerável para ataques. Cada colaborador possui o privilégio de acordo com o cargo na instituição e suas necessidades de trabalho.

No blog de hoje, saiba mais sobre como gerenciar privilégios com a permissão de acesso.

Leia mais: Práticas de classificação de dados pós-pandemia

Permissão de acesso: como gerenciar privilégios

Elaborar a permissão de acesso não acontece da noite para o dia. Existe muito planejamento e estudo para que as devidas credenciais sejam implantadas com segurança. Primeiramente, é preciso fazer uma lista de aplicações e sistemas empresariais, tanto os acessados internamente como externamente. Dessa forma, é possível distinguir quais programas podem ser compartilhados e quais devem exigir um login e senha individual.

Depois, é necessário listar todos os atributos que um privilegiado poderá realizar: leitura, listar, modificar, excluir, gravar, alterar permissões, entre outros. O próximo passo é, literalmente, gerenciar as execuções: quem pode acessar e quem não pode. Para isso, a compreensão de cada tipo de perfil e sua função dentro da organização é a melhor maneira de decidir a permissão de acesso.

Relacionar os usuários a seus papéis ajuda a agrupá-los de acordo com seus desempenhos e, assim, criar privilégios diretamente para uma equipe dentro da gestão de acesso.

Para permissões especiais, o gerenciamento do tempo terá associação com a carga horária de determinada tarefa.

Você pode se interessar:  Como proteger a sua empresa com um software de cibersegurança?

Conheça a solução senhasegura 

A senhasegura é uma solução de PAM (Privileged Access Management) 100% nacional, capaz de apoiar em todos os problemas relacionados à gestão de acessos privilegiado, sendo a Afrika uma das principais implementadoras da solução com a maior base instalada do mercado brasileiro com forte atuação consultiva no desenvolvimento dos processos. Descubra, abaixo, o que esse gerenciamento de acesso pode fazer pela sua empresa:

  • Acabe com o abuso de Privilégio (Principle of Least Privilege);
  • Acesso de Terceiros;
  • DevOps;
  • Gravação de Acesso Privilegiado;
  • Insider Threat (Ameaças Internas);
  • Password Reset (Troca de Senhas Automática);
  • Prevenção Contra Roubo de Dados;
  • Proteção de senhas no código fonte da aplicação (Hardcoded);
  • Segurança de Cloud;
  • Automação de Tarefas (Task Manager);
  • Elevação de privilégio (senhasegura Go).

.

Saiba mais: Quais são os golpes na internet mais comuns?

Conte com a expertise da Afrika!

A Afrika é uma empresa evolutiva, ousada e humanizada. Na Afrika prezamos pela qualidade e excelência em toda jornada do cliente, visando superar suas expectativas, sempre. Acreditamos que só assim o sucesso é garantido.

Protegemos informações e os negócios de grandes, médias e pequenas empresas. A partir da definição do Código de Cultura, temos parâmetros para trabalhar o perfil mais adequado de profissionais que a empresa objetiva para trazer novos colaboradores. 

Saiba mais sobre a empresa de segurança que ajuda a sua empresa a proteger seus negócios. Entre em contato com a gente ainda hoje e conheça sobre nossas soluções!