5 mitos sobre a segurança da informação

24 | 06 | 2022

301 visualizações

Postado em Blog

Em torno do assunto segurança da informação, há diversos conteúdos que geram insegurança nas empresas. A maioria deles relacionados à tecnologia e como essa prática deve ser implementada nas instituições. Essa indecisão pode levar o negócio a ser alvo de ataques cibernéticos por falta de soluções de proteção de dados.

Para que não haja mais dúvidas, e para que sua empresa seja preservada no quesito segurança digital, desvendamos 5 mitos sobre a segurança da informação. Boa leitura!

Saiba mais: Riscos da era digital: como fazer a gestão correta?

5 mitos sobre a segurança da informação

É hora de deixar para trás os pensamentos antigos e descobrir quais as mentiras mais contadas sobre a segurança da informação. Leia abaixo:

1- Equipamentos novos são mais seguros que antigos

Existe o pensamento de que equipamentos novos são mais seguros que os antigos, mas a segurança está mais ligada ao sistema operacional do que ao hardware.

2- Atualizações deixam o sistema lento

As atualizações são sempre necessárias para que não haja vulnerabilidades no sistema. Elas não são responsáveis por perda de performance e acontecem várias vezes porque brechas são descobertas ao longo do tempo.

3- Só hackers “refinados” atacam

No pensamento popular, ataques hackers são cheios de sofisticação, precisam de muito esforço e tempo. Porém, a maioria não é assim. Uma invasão comum e simples é a de enviar um link malicioso para alguém e, ao clicar, essa pessoa terá os dados roubados. 

4- Todos podem acessar dados em nuvem

A segurança em cloud computing é um assunto que gera diversas dúvidas. O armazenamento em nuvem não corresponde a um ambiente em que qualquer pessoa pode acessar as informações. Há práticas como colocar uma segurança forte, não compartilhar dados diretamente da nuvem que ajudam a manter a segurança cibernética da empresa.

5- O Brasil não é alvo de ataques cibernéticos

Os casos de ataque hackers no Brasil vem aumentando e as leis brasileiras ainda não se adaptaram às pessoas tão conectadas. Já comentamos em outro blog que uma pesquisa do Instituto DataFolha mostrou que 57% das empresas brasileiras são alvo de ataques hackers com média ou alta frequência.

Leia também: Como escolher as melhores soluções de infraestrutura da segurança de informação?

Conheça a solução senhasegura 

A senhasegura é uma solução de PAM (Privileged Access Management) 100% nacional, capaz de apoiar em todos os problemas relacionados à gestão de acessos privilegiado, sendo a Afrika uma das principais implementadoras da solução com a maior base instalada do mercado brasileiro com forte atuação consultiva no desenvolvimento dos processos. Descubra, abaixo, o que esse gerenciamento de acesso pode fazer pela sua empresa:

  • Acabe com o abuso de Privilégio (Principle of Least Privilege);
  • Acesso de Terceiros;
  • DevOps;
  • Gravação de Acesso Privilegiado;
  • Insider Threat (Ameaças Internas);
  • Password Reset (Troca de Senhas Automática);
  • Prevenção Contra Roubo de Dados;
  • Proteção de senhas no código fonte da aplicação (Hardcoded);
  • Segurança de Cloud;
  • Automação de Tarefas (Task Manager);
  • Elevação de privilégio (senhasegura Go).

Conte com a expertise da Afrika!

A Afrika é uma empresa evolutiva, ousada e humanizada. Na Afrika prezamos pela qualidade e excelência em toda jornada do cliente, visando superar suas expectativas, sempre. Acreditamos que só assim o sucesso é garantido.

Protegemos informações e os negócios de grandes, médias e pequenas empresas. A partir da definição do Código de Cultura, temos parâmetros para trabalhar o perfil mais adequado de profissionais que a empresa objetiva para trazer novos colaboradores. 

Saiba mais sobre a empresa de segurança que ajuda a sua empresa a proteger seus negócios. Entre em contato com a gente ainda hoje e conheça sobre nossas soluções!