A importância do mapeamento de dados para a LGPD

27 | 10 | 2022

1243 visualizações

Postado em Eventos

Sua empresa já está preparada para lidar corretamente com a LGPD? A Lei Geral de Proteção de Dados foi criada em 2018 com objetivo de garantir os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade, através da padronização de regulamentos e práticas para promover a proteção aos dados pessoais de todo cidadão que esteja no Brasil.

Realizar o mapeamento dos dados é fundamental para a adequação às obrigações da LGPD. Se você quiser saber mais sobre este assunto, leia nosso artigo até o final.

O que é mapeamento de dados

Mapeamento de dados é um processo necessário para a adequação à LGPD. Esse documento deve mostrar detalhadamente o caminho percorrido pelo dado pessoal dentro da sua empresa, incluindo os processos e procedimentos onde é utilizado. 

Ou seja, é necessário informar como a informação foi adquirida, a base legal que respalda o seu tratamento, o nível de segurança da base de dados, entre outras informações necessárias para descobrir vulnerabilidades técnicas e jurídicas que possam acarretar problemas futuros.

Leia mais: Quais as consequências da falha na proteção de dados nas empresas?

A importância do mapeamento de dados para a LGPD

Já é possível perceber a importância de realizar o mapeamento, não é? Os dados servirão para compreender e mapear se a coleta está sendo realizada corretamente e conforme as exigências da Lei Geral de Proteção de Dados. Além de apresentar o motivo pelos quais são utilizados períodos de armazenamento na organização, pessoas que possuem acesso aos dados, interações entre processos e sistemas, e entender como são protegidos.

Isso aumenta a transparência da empresa com seus clientes e ajuda a identificar brechas em todo o percurso dentro da organização. 

Saiba mais: A sua empresa limita acessos? Conheça a gestão de privilégios

Conheça a solução Varonis

Na Afrika, a solução Varonis identifica, classifica e delega permissões de acessos a dados não estruturados e estruturados para proteger a sua organização. Garantindo máxima segurança de dados.

Descubra o que a Varonis pode fazer para reduzir os cibercrimes:

  • Visualize estruturas de dados e permissões
  • Audite e analise toda atividade de e-mail
  • Identifique os donos dos dados;
  • Simule alterações e reduza o acesso desnecessário
  • Arquive e migre dados de maneira inteligente
  • Identifique e corrija dados expostos, sensíveis ou regulamentados
  • Padronize atividades normais, alerte atividades anormais
  • Identifique alterações indesejadas de privilégio
  • Conceder e negar acesso aos seus dados sem a ajuda de departamento de TI
  • Revisões programadas deixam a administração de permissões mais fácil
  • Reduza custos.

Veja também: Quais são os golpes na internet mais comuns?

Conte com a expertise da Afrika!

A Afrika é uma empresa evolutiva, ousada e humanizada. Na Afrika prezamos pela qualidade e excelência em toda jornada do cliente, visando superar suas expectativas, sempre. Acreditamos que só assim o sucesso é garantido.

Protegemos informações e os negócios de grandes, médias e pequenas empresas. A partir da definição do Código de Cultura, temos parâmetros para trabalhar o perfil mais adequado de profissionais que a empresa objetiva para trazer novos colaboradores. 


Saiba mais sobre a empresa de segurança que ajuda a sua empresa a proteger seus negócios. Entre em contato com a gente ainda hoje e conheça sobre nossas soluções!