5 dicas para reduzir os riscos de invasão em redes corporativas

27 | 07 | 2022

79 visualizações

Postado em Blog

A invasão de redes corporativas com certeza já foi pauta de alguma reunião da sua empresa. A perda de dados por ataques cibernéticos é uma das maiores preocupações de instituições que trabalham com uma alta gama de informações e não podem sequer pensar em perdê-las, pois acarretaria prejuízos de imagem, financeiros e, também, de confiança por parte de colaboradores, fornecedores e clientes.

Um estudo realizado pela AX4B mostrou que o cenário de segurança digital  tem piorado em todo o país. O levantamento constatou que 59% das empresas já sofreram alguma forma de ciberataque, invasão ou sequestro de dados.

Diante disso, no blog de hoje, apresentaremos 5 dicas para reduzir os riscos de invasão em redes corporativas. Acompanhe!

Leia mais: Conheça 5 erros de segurança na web

5 dicas para reduzir os riscos de invasão em redes corporativas

1- Controle o e-mail corporativo

O e-mail da empresa é o principal responsável por deixar aberta a passagem para ataques hackers. A invasão em redes corporativas se dá por meio de e-mails com conteúdos maliciosos.

2- Tenha senhas fortes

 Um levantamento da Skynet Sofftech afirmou que 48% das pessoas repetem as credenciais pessoais no ambiente de trabalho, enquanto mais de 65% possuem apenas três variações de palavras-chave, todas bem fáceis de serem descobertas. O mesmo estudo apontou que 20% dos entrevistados utilizam o próprio endereço como senha, com o nome do animal de estimação aparecendo em segundo (15%) e datas especiais (14%) em terceiro.

3- Atualize softwares e sistemas operacionais

Não realizar a atualização de programas e sistemas operacionais deixa brechas para que haja invasão em redes corporativas. Novas versões trazem maiores barreiras contra esse tipo de ataque cibernético.

4- Usufrua de tecnologia de qualidade

Soluções inovadoras em segurança da informação protegem a sua empresa e garantem que os dados não serão acessados por quem não tiver a devida permissão.

5- Oriente os colaboradores

Por fim, o último jeito de reduzir a invasão em redes corporativas é entregando conhecimento aos colaboradores. Realize palestras, treinamentos e rodas de conversa para que todos estejam atentos à segurança digital da empresa.

Saiba mais: Qual o melhor sistema de proteção digital?

Conheça a Varonis

Através da identificação, classificação e delegação inteligente das permissões de acesso a dados não estruturados e estruturados, sua organização estará protegida contra acessos indevidos e em conformidade com as principais regulamentações, inclusive LGPD.

Descubra o que a Varonis pode fazer pela proteção digital da sua empresa:

  • Visualizar estruturas de dados e permissões
  • Auditar e analisar toda atividade de e-mail
  • Identificar os donos dos dados;
  • Simular alterações e reduzir o acesso desnecessário
  • Arquivar e migrar dados de maneira inteligente
  • Identificar e corrigir dados expostos, sensíveis ou regulamentados
  • Padronizar atividades normais, alertar atividades anormais
  • Identificar alterações indesejadas de privilégio
  • Conceder e negar acesso aos seus dados sem a ajuda de departamento de TI
  • Revisões programadas deixam a administração de permissões mais fácil
  • Reduzir custos.

Você pode se interessar: Como a solução senhasegura previne ataques cibernéticos?

Conte com a expertise da Afrika!

A Afrika é uma empresa evolutiva, ousada e humanizada. Na Afrika prezamos pela qualidade e excelência em toda jornada do cliente, visando superar suas expectativas, sempre. Acreditamos que só assim o sucesso é garantido.

Protegemos informações e os negócios de grandes, médias e pequenas empresas. A partir da definição do Código de Cultura, temos parâmetros para trabalhar o perfil mais adequado de profissionais que a empresa objetiva para trazer novos colaboradores. 

Saiba mais sobre a empresa de segurança que ajuda a sua empresa a proteger seus negócios. Entre em contato com a gente ainda hoje e conheça sobre nossas soluções!