Qual a diferença entre a segurança de TI e a segurança da informação?

16 | 06 | 2022

85 visualizações

Postado em Blog

A atenção com a segurança de TI e a segurança da informação crescem por conta dos avanços tecnológicos. Uma pesquisa da Deloitte mostra que 96% das empresas irão priorizar os investimentos em tecnologias, como os aplicativos, sistemas e ferramentas de gestão em 2022.

Outro estudo da mesma empresa afirma que as principais mudanças adotadas após as empresas sofrerem ataques cibernéticos foram: atualização da infraestrutura de TI (58%), criação de programa de conscientização (49%), maiores investimentos em segurança cibernética (47%), maior monitoramento dos incidentes (47%) e revisões de configurações de ambientes em cloud (33%).

Por isso, com o aumento dos investimentos, é importante tirar a dúvida: qual a diferença entre segurança de TI e segurança da informação? Acompanhe no blog de hoje.

Saiba mais: Como escolher as melhores soluções de infraestrutura de segurança da informação?

Qual a diferença entre a segurança de TI e a segurança da informação?

Para entendermos melhor as nomenclaturas, a segurança da informação é um dos pilares da segurança de TI, sendo esse último o responsável por garantir que todo o sistema de infraestrutura como computadores, data centers, provedores, e outros, funcionem no dia a dia.

A segurança em TI é a área que apoia o surgimento da segurança da informação. Enquanto este responde pelas máquinas e hardwares, o outro protege os softwares e os dados que circulam por eles.

Já a segurança da informação é um conjunto de boas práticas para prevenir acidentes como vazamento de dados. Ela envolve estratégias como proteção e prevenção a ataques virtuais, prevenção e detecção de vulnerabilidades em TI, proteção de informações em cloud, implementação de políticas sobre os dados empresariais e controle de acesso às informações empresariais.


Você pode se interessar:
Riscos da era digital: como fazer a gestão correta

Conheça a solução Varonis

Através da identificação, classificação e delegação inteligente das permissões de acesso a dados não estruturados e estruturados, sua organização estará protegida contra acessos indevidos e em conformidade com as principais regulamentações, inclusive LGPD.

Descubra o que a Varonis pode fazer pelo seu negócio abaixo:

  • Visualize estruturas de dados e permissões
  • Audite e analise toda atividade de e-mail
  • Identifique os donos dos dados;
  • Simule alterações e reduza o acesso desnecessário
  • Arquive e migre dados de maneira inteligente
  • Identifique e corrija dados expostos, sensíveis ou regulamentados
  • Padronize atividades normais, alerte atividades anormais
  • Identifique alterações indesejadas de privilégio
  • Conceder e negar acesso aos seus dados sem a ajuda de departamento de TI
  • Revisões programadas deixam a administração de permissões mais fácil
  • Reduza custos.

Leia também: Gestão de identidade e acesso: o que é e quais os benefícios?

Conte com a expertise da Afrika!

A Afrika é uma empresa evolutiva, ousada e humanizada. Na Afrika prezamos pela qualidade e excelência em toda jornada do cliente, visando superar suas expectativas, sempre. Acreditamos que só assim o sucesso é garantido.

Protegemos informações e os negócios de grandes, médias e pequenas empresas. A partir da definição do Código de Cultura, temos parâmetros para trabalhar o perfil mais adequado de profissionais que a empresa objetiva para trazer novos colaboradores. 

Saiba mais sobre a empresa de segurança que ajuda a sua empresa a proteger seus negócios. Entre em contato com a gente ainda hoje e conheça sobre nossas soluções!