Quais são os desafios da cibersegurança no Brasil?

24 | 05 | 2022

122 visualizações

Postado em Blog

A cibersegurança no Brasil nunca teve um momento tão desafiador como durante a pandemia da covid-19 em que a maioria das empresas adotou o sistema home office de trabalho. Com tantos computadores pessoais acessando documentos empresariais, muitos negócios foram vítimas de ataques cibernéticos.

Uma pesquisa do Instituto DataFolha mostrou que 57% das empresas brasileiras são alvo de ataques hackers com média ou alta frequência, e que em apenas 32% delas existe uma área de cibersegurança. O mesmo estudo revela que para 80% das instituições, a cibersegurança é muito importante, porém só 39% prioriza essa prática no orçamento.

No blog de hoje, falaremos um pouco sobre quais são os desafios da cibersegurança no Brasil. Acompanhe a leitura.

Saiba mais: Gestão de usuários: por que é importante permitir acessos?

Quais são os desafios da cibersegurança no Brasil?

É notável que os cibercriminosos exploraram o fato das empresas estarem em trabalho remoto durante a pandemia do coronavírus. Ao saberem que diversos dados seriam acessados sem qualquer tipo de segurança digital, uma série de invasões tomou conta de pequenas, médias e grandes empresas nesse período.

O PwC Digital Trust Insights 2022 informou, em sua pesquisa, que 45% das empresas brasileiras (26% no mundo) estimaram aumento de 10% ou mais nos investimentos em segurança de dados. Mesmo com essa estimativa de aumento, as instituições ainda vivem com pouca segurança digital em relação a ataques de terceiros.

A responsabilidade dos gestores e um dos primeiros desafios da cibersegurança no Brasil é garantir que a empresa esteja em conformidade com a segurança da informação, para que não haja vazamento de dados de clientes, colaboradores e fornecedores. Esse tipo de crime traz reais prejuízos para os negócios, como paralisação das operações e perda dos lucros. Sem monitoramento 24×7, o ambiente empresarial e toda a infraestrutura de TI ficam suscetíveis a invasões. 

O desafio principal da cibersegurança no Brasil é a cultura interna. A adesão ao home office mudou totalmente o modo com que as empresas trabalhavam, principalmente porque os colaboradores tiveram de se atentar às mais diversas estratégias de segurança digital em suas próprias casas. Por isso, é importante a conscientização do usuário para que a prática do trabalho remoto seja totalmente seguro.

Por mais que a cibersegurança ainda seja um assunto que grande parte das instituições não priorize, as que fazem uso da segurança digital apresentam tecnologias avançadas de confiança de dados. Recursos como criptografia, auditoria e avaliação contínua colocam o Brasil como um dos países com as melhores práticas.

Você pode se interessar:  Quais são os principais impactos da segurança da informação?

Conte com a expertise da Afrika!

A Afrika é uma empresa evolutiva, ousada e humanizada. Na Afrika prezamos pela qualidade e excelência em toda jornada do cliente, visando superar suas expectativas, sempre. Acreditamos que só assim o sucesso é garantido.

Protegemos informações e os negócios de grandes, médias e pequenas empresas. A partir da definição do Código de Cultura, temos parâmetros para trabalhar o perfil mais adequado de profissionais que a empresa objetiva para trazer novos colaboradores. 

Saiba mais sobre a empresa de segurança que ajuda a sua empresa a proteger seus negócios. Entre em contato com a gente ainda hoje e conheça sobre nossas soluções!