Qual a relação entre arquitetura e infraestrutura de TI?

12 | 04 | 2022

207 visualizações

Postado em Blog

Todas as empresas que prezam por organização possuem uma arquitetura e infraestrutura de TI. Esse alinhamento operacional proporciona um bom desempenho e o melhor aproveitamento de cada processo existente.

Quando falamos em integração e padronização, a arquitetura e a infraestrutura de TI são muito importantes para que isso aconteça. No blog de hoje, apresentaremos os conceitos de ambas as áreas e qual a relação entre as duas na prática. Boa leitura!

Leia também: Saiba como implementar a análise preditiva de dados em 4 passos

O que é arquitetura e infraestrutura de TI?

Começando pela arquitetura de TI, ela é uma área da tecnologia da informação que cuida de planejar e implementar práticas que auxiliem a instituição a suportar novas demandas. Com ela, é possível definir padrões e modelos que serão usados por toda a empresa.

A performance atual do seu negócio tem relação com a arquitetura, uma vez que ela é responsável pelo alinhamento do ambiente e suas instalações. O objetivo dessa prática é a sustentabilidade, a confiabilidade, a escalabilidade e o desempenho e também abrange o campo dos aplicativos e da segurança da informação.

Já a infraestrutura de TI compreende a parte do processamento de informações. O objetivo é gerenciar os serviços de tecnologia e alinhar as estratégias empresariais a elas. Uma infraestrutura de TI robusta traz melhores resultados para a instituição, pois o uso de ferramentas tecnológicas otimiza o desempenho de todas as áreas.

No tópico a seguir, explicaremos qual a relação entre arquitetura e infraestrutura de TI.

Saiba mais: Gestão de usuários: como garantir a segurança digital

Qual a relação entre arquitetura e infraestrutura de ti?

Depois de saber a definição dessas duas práticas, é importante entender como elas se relacionam entre si para que o negócio obtenha uma melhoria contínua dos processos. As empresas estão cada vez mais dependentes da tecnologia para continuarem competitivas no mercado, por isso, enquanto a arquitetura de TI se vincula à estrutura da corporação, a infraestrutura de TI cuida do ajustamento dos processos.

A ligação entre as a arquitetura e infraestrutura de TI aparece quando a arquitetura é quem organiza onde a infraestrutura de TI e suas ferramentas tecnológicas estarão dispostas no ambiente de acordo com as necessidades organizacionais.

Em certos momentos os softwares de T.I. precisam passar por um processo de upgrade adequando-se às novas demandas de mercado. É importante garantir que um time de especialistas realizará o Rollout de Ambientes de acordo com a arquitetura e infraestrutura de TI, que poderão lhe auxiliar nas seguintes vertentes:

– Configuração de usuários;

– Servidores e Estações;

– Ativos de rede;

– Aplicações;

– Entre outros.

Você pode se interessar: Gestão de identidade e acesso: o que é e quais os benefícios?

Conheça as soluções da Afrika!

A Afrika é uma empresa evolutiva, ousada e humanizada. Na Afrika prezamos pela qualidade e excelência em toda jornada do cliente, visando superar suas expectativas, sempre. Acreditamos que só assim o sucesso é garantido.

Protegemos informações e os negócios de grandes, médias e pequenas empresas. A partir da definição do Código de Cultura, temos parâmetros para trabalhar o perfil mais adequado de profissionais que a empresa objetiva para trazer novos colaboradores.

Saiba mais sobre a empresa de segurança que ajuda a sua empresa a proteger seus negócios contra tipos de ataques cibernéticos. Entre em contato com a gente ainda hoje e conheça sobre nossas soluções!