Quais são as diferenças entre segurança em cloud e segurança de TI?

19 | 05 | 2022

61 visualizações

Postado em Blog

Como os dados têm migrado mais rapidamente para o mundo digital, é possível ver uma crescente das ameaças cibernéticas à segurança da informação. As empresas buscam, cada vez mais, a proteção contra todos os tipos de ataques hackers.

Diante das dúvidas que cercam a área de TI, uma delas é quais são as diferenças entre segurança em cloud e segurança de TI? Explicaremos esse assunto no blog de hoje. Confira!

Leia também: 5 boas práticas de segurança da informação que você deve adotar na sua empresa

Quais são as diferenças entre segurança em cloud e segurança de TI?. 

A segurança de TI é a gestão de toda a estrutura de tecnologia, como hardware, computadores, data centers, provedores, entre outros. Uma estratégia que previne o acesso não autorizado a redes e dados sensíveis.

Essa prática impede ameaças, violações de segurança e garante que apenas usuários autorizados possam acessar certas informações confidenciais. O principal objetivo dessa ação é preservar os recursos mais valiosos da empresa com os seguintes métodos:

Criptografia

Esse ato envolve converter dados em outro tipo de informação, o texto criptografado, para que não seja compreendido por terceiros.

Armazenamento na nuvem

É um serviço que guarda dados importantes em nuvem e impede que sejam acessados por malfeitores.

Gerenciamento de servidores

Essa ação disponibiliza servidores em um local diferente da empresa, que podem ser acessados
remotamente.

Já segurança em cloud é um conceito fundamental dentro da segurança de TI, visto que a tecnologia trouxe a oportunidade de armazenar dados em nuvem. Embora ainda haja desconfiança sobre essa prática, seus benefícios são muito mais valorizados pelas instituições, como, por exemplo, a grande gama de informações que podem ser guardadas e a segurança promovida.

Quando falamos em nuvem, ela continua tendo ações de prevenção, detecção e correção, porém, de uma maneira muito mais rápida. A solução de segurança em cloud computing oferece três tipos de armazenamento:

SaaS (Software as a Service)

Nesse modelo, o acesso é baseado em computação na nuvem, sem comprar a licença do software, mas com alguns recursos limitados. 

PaaS (Platformas a Service)

Aqui é contratado um ambiente para desenvolver, criar e modificar softwares.  Tudo com a segurança em cloud. Esse tipo de processo deixa o sistema à disposição dos desenvolvedores, que podem colocar suas aplicações sem se preocuparem com o espaço disponível.

IaaS (Infrastructure as a Service)

Esse modelo corresponde à contratação de memória para armazenamento e processamento, como backups, hospedagem de sites. Com um data center, é possível ter servidores virtuais alocados em segurança e pagar somente pelo que a empresa usar

Saiba mais: Como garantir a segurança digital da sua empresa? Conheça a Varonis

Conte com a expertise da Afrika!

A Afrika é uma empresa evolutiva, ousada e humanizada. Na Afrika prezamos pela qualidade e excelência em toda jornada do cliente, visando superar suas expectativas, sempre. Acreditamos que só assim o sucesso é garantido.

Protegemos informações e os negócios de grandes, médias e pequenas empresas. A partir da definição do Código de Cultura, temos parâmetros para trabalhar o perfil mais adequado de profissionais que a empresa objetiva para trazer novos colaboradores. 

Saiba mais sobre a empresa de segurança que ajuda a sua empresa a proteger seus negócios. Entre em contato com a gente ainda hoje e conheça sobre nossas soluções!