6 dicas de segurança digital para o home office

28 | 06 | 2022

240 visualizações

Postado em Blog

Em 2022 descobrimos que trabalho remoto veio para ficar. O famoso home office, muito adotado durante a pandemia da covid-19, se instaurou na rotina do colaborador e diversas empresas optaram por continuar com esse modelo. Trabalhar de casa exige maior atenção com a segurança digital já que, normalmente, usa-se os computadores próprios para o serviço.

Uma pesquisa da Unysys Security Index mostrou que 65% dos brasileiros acreditam ser os principais responsáveis pela integridade dos dados corporativos, 41% também atribuem essa responsabilidade ao fornecedor de aplicativos, e apenas 21% ao empregador. 

Descubra no blog de hoje 6 dicas de segurança digital para o home office.

Saiba mais: Riscos da era digital: como fazer a gestão correta?

6 dicas de segurança digital para o home office

1- Evitar o acesso de outras pessoas ao computador

A primeira dica de segurança digital se refere ao acesso a dados corporativos por outra pessoa por meio do compartilhamento do equipamento. Caso precise se ausentar, efetue o bloqueio da tela para que não haja manipulação de informações sigilosas.

2- Estar atento a e-mails maliciosos

O phishing continua sendo a técnica mais utilizada por hackers para invadir computadores. Desconfiar de links recebidos no e-mail ajuda a manter a segurança digital no home office.

3- Evitar redes wi-fi públicas

Redes wi-fi públicas são alvos constantes de invasores para roubar informações. Prefira sempre usar a internet 4G do celular ou uma internet confiável com senha.

4- Criar senhas fortes

Para que não haja vazamento de senhas, é importante criar senhas fortes para aplicativos ou programas utilizados no trabalho remoto. Evite colocar senhas que já são utilizadas em outros lugares e utilize a variação entre números e letras para maior segurança digital.

5- Tomar cuidado com armazenamento USB

A entrada de pen drives ou HD externos no computador pode prejudicar a segurança digital, já que o dispositivo pode estar infectado.

6- Seguir as políticas da empresa

Lembre-se de sempre seguir as políticas de segurança digital da instituição para que não haja comprometimento de informações sensíveis.

Leia também: Como escolher as melhores soluções de infraestrutura da segurança de informação?

Solução Varonis garante segurança digital

Através da identificação, classificação e delegação inteligente das permissões de acesso a dados não estruturados e estruturados, sua organização estará protegida contra acessos indevidos e em conformidade com as principais regulamentações, inclusive LGPD.

Descubra o que a Varonis pode fazer pelo seu negócio abaixo:

  • Visualize estruturas de dados e permissões
  • Audite e analise toda atividade de e-mail
  • Identifique os donos dos dados;
  • Simule alterações e reduza o acesso desnecessário
  • Arquive e migre dados de maneira inteligente
  • Identifique e corrija dados expostos, sensíveis ou regulamentados
  • Padronize atividades normais, alerte atividades anormais
  • Identifique alterações indesejadas de privilégio
  • Conceder e negar acesso aos seus dados sem a ajuda de departamento de TI
  • Revisões programadas deixam a administração de permissões mais fácil
  • Reduza custos.

Você pode se interessar: Proteção de dados empresariais: entenda a importância das boas práticas

Conte com a expertise da Afrika!

A Afrika é uma empresa evolutiva, ousada e humanizada. Na Afrika prezamos pela qualidade e excelência em toda jornada do cliente, visando superar suas expectativas, sempre. Acreditamos que só assim o sucesso é garantido.

Protegemos informações e os negócios de grandes, médias e pequenas empresas. A partir da definição do Código de Cultura, temos parâmetros para trabalhar o perfil mais adequado de profissionais que a empresa objetiva para trazer novos colaboradores. 

Saiba mais sobre a empresa de segurança que ajuda a sua empresa a proteger seus negócios. Entre em contato com a gente ainda hoje e conheça sobre nossas soluções!