Como implantar a gestão de riscos em 4 etapas

20 | 10 | 2022

1064 visualizações

Postado em Eventos

Toda empresa irá encontrar problemas e dificuldades ao longo de toda a sua jornada. Mas isso não significa que a instituição não possa estar preparada para enfrentá-los. A  gestão de risco serve exatamente para isso, conseguir identificar e tratar problemas que aparecem no dia a dia de uma organização. 

O que é gestão de risco?

Gestão de risco é o conjunto de componentes que fornecem os fundamentos e os arranjos organizacionais para a concepção, implementação, monitoramento, análise crítica e melhoria contínua da gestão através de toda a organização

Ou seja, gestão de risco nada mais é do que prevenir e diminuir os riscos de erros e imprevistos que podem acontecer durante a gestão da sua empresa.


Veja também: Quais os benefícios da segurança de identidade?

Como implantar gestão de risco?

Se você quer estar preparado para o que vier pela frente e fazer uma boa gestão de risco, separamos algumas dicas que irão te ajudar. É muito fácil e você pode fazer em apenas 4 passos, confira!

Identifique os riscos

A primeira coisa que você precisa fazer é identificar os possíveis riscos que sua empresa pode sofrer. 

É importante realizar o mapeamento detalhado e real de todos os processos da sua organização: financeiras, econômica, logística, ambiental, tecnológica, fraude, etc.

Faça uma avaliação

Após identificar todos os riscos, é necessário analisar todos e categorizar cada um segundo a sua prioridade. Aqui você precisa considerar o impacto e as chances deste risco se tornarem realidade.

Com essa análise feita, você terá uma ideia do que precisa ser feito, além de saber quais são as prioridades. Alguns riscos ficarão apenas sob monitoramento, enquanto outros exigirão medidas imediatas.

Trate os riscos

Após identificar e analisar os riscos é hora de tratá-los. Cada tipo de risco irá demandar um tratamento. Eles podem variar desde cursos para funcionários, realocação do quadro de equipe, realização de orçamentos e planejamento estratégico na empresa. 

Monitore novos riscos

Por último, com os riscos mitigados, é necessário realizar o monitoramento constante para identificar novos riscos e tratá-los. Por isso, é importante continuar realizando análises sempre.

Saiba mais: A sua empresa limita acessos? Conheça a gestão de privilégios

Conheça a solução Varonis

Na Afrika, a solução Varonis identifica, classifica e delega permissões de acessos a dados não estruturados e estruturados para proteger a sua organização. Garantindo máxima segurança de dados.

Descubra o que a Varonis pode fazer para reduzir os cibercrimes:

  • Visualize estruturas de dados e permissões
  • Audite e analise toda atividade de e-mail
  • Identifique os donos dos dados;
  • Simule alterações e reduza o acesso desnecessário
  • Arquive e migre dados de maneira inteligente
  • Identifique e corrija dados expostos, sensíveis ou regulamentados
  • Padronize atividades normais, alerte atividades anormais
  • Identifique alterações indesejadas de privilégio
  • Conceder e negar acesso aos seus dados sem a ajuda de departamento de TI
  • Revisões programadas deixam a administração de permissões mais fácil
  • Reduza custos.

Veja também: Quais são os golpes na internet mais comuns?

Conte com a expertise da Afrika!

A Afrika é uma empresa evolutiva, ousada e humanizada. Na Afrika prezamos pela qualidade e excelência em toda jornada do cliente, visando superar suas expectativas, sempre. Acreditamos que só assim o sucesso é garantido.

Protegemos informações e os negócios de grandes, médias e pequenas empresas. A partir da definição do Código de Cultura, temos parâmetros para trabalhar o perfil mais adequado de profissionais que a empresa objetiva para trazer novos colaboradores. 


Saiba mais sobre a empresa de segurança que ajuda a sua empresa a proteger seus negócios. Entre em contato com a gente ainda hoje e conheça sobre nossas soluções!