Blog

Documentação, a regra é clara! – Uma tarefa odiada pelas equipes de operação não precisa ser tão difícil

documentacao-ambiente

A regra é clara! Ou pelo menos deveria ser…

Gostaria de iniciar este artigo com duas reflexões interessantes sobre documentação:

  • A importância da documentação aumenta quando algo não funciona
  • Quanto custa uma informação importante que não é encontrada?

Todos sabem da importância da documentação de sistemas, e mesmo assim não é raro encontrar ambientes com configurações não documentadas ou mesmo com registros desatualizados. A situação se torna ainda pior quando várias pessoas e equipes devem interagir. Ok, é o que temos ouvido desde que iniciamos a trabalhar com tecnologia…

Mas, o que isso tem a ver com a governança de firewalls?

Indo direto ao ponto, toda liberação de acesso deve ter um propósito definido pela área de negócios – caso contrário não deve existir. Além disso deve haver um processo para que a área de negócio confirme periodicamente se tais acessos continuam ou não necessários. Essa é uma típica situação que envolve proprietários, custodiantes (veja o artigo inicial desta série) e a relação entre eles.

Como você documenta as regras de firewall atualmente? Todas possuem “dono” e “propósito” documentados? Qual o período de recertificação desses acessos? Muitas empresas possuem alguma forma de documentação, mas muitas vezes distribuída entre vários sistemas, e-mails e planilhas de forma não estruturadas – o que torna seu gerenciamento quase impossível.

Esta é uma prática realmente importante, e ferramentas de automação como a Plataforma FireMon podem facilitar este trabalho. O resultado: transparência nas operações e redução de risco com um esforço muito menor do que você imagina.

Autor: Julio Pontes, CISSP, CISM – Gerente Regional da FireMon no Brasil

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Entre em contato conosco

(11) 2613-3350 / (11) 2613-3353
Endereço: Rua Gomes Pedrosa 22
CONJ 1 - 1º andar - CEP: 04805-340
Interlagos - São Paulo - SP

Copyright © 2015 - Afrika Tecnologia e Negócio - Todos os direitos reservados